Bits e Bytes – Qual a diferença e sua importância?

A importância de bits e bytes deve-se ao facto de tudo na informática ser medido através de bits e bytes. Os computadores são idealizados para armazenar instruções em múltiplos de bits que são denominados bytes. Cada bit equivale a oito bytes. Bytes de oito bits também são chamados de octetos no contexto de redes de computadores e telecomunicações.

bits e bytes

Bits e Bytes

Bit (Binary Digit) que em português significa dígito binário, é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida. É normalmente usada na computação e na teoria da informação. Um bit apenas pode assumir dois valores: 1 e 0 (código binário) e são representados por um “B” minúsculo.

Byte (Binary Term) é um dos tipos de dados integrais em computação. Geralmente é utilizado para especificar a quantidade de memória ou capacidade de armazenamento de um dispositivo e é representado por um “B” maiúsculo.

Um dica que você deve ter em conta que pode influenciar a adesão/compra de serviços de Internet é por exemplo quando é apresentado publicidade com velocidades de 200Mbps, podemos pensar que são 200 Megabytes por segundo na realidade 200Mbps são apenas 25 Megabytes.

Utilize a calculadora para fazer as suas conversões e perceber também o valor de outros termos como por exemplo: gigabit, gigabyte, terabit, terabyte.

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/bits-e-bytes/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Deixe um Comentário