Comando ARP, para que serve e como funciona este protocolo?

Comando ARP – O ARP (Address Resolution Protocol) estabelece uma ligação entre o endereço físico (MAC Address) da placa de rede e o endereço lógico (Endereço IP). A placa de rede de um computador contém uma tabela onde faz a ligação entre os endereços físicos e lógicos dos computadores presentes na rede.

Quando um computador quer comunicar com o outro, vai verificar nessa tabela se o computador está presente na rede. Se estiver, envia os dados e o tráfego na rede é diminuído, caso contrário envia um sinal designado por pedido ARP para determinar o seu endereço.

Como funciona o protocolo ARP?

Vamos supor que tem uma máquina com o IP 192.168.1.69 e quer se connectar à máquina 192.168.1.3. A sua máquina, primeiro irá verificar se a máquina com o IP 192.168.1.3 está na mesma rede, se se confirmar ele pode conversar diretamente via Ethernet. Então ele irá procurar 192.168.1.3 na sua tabela ARP, para ver se este endereço já é conhecido. Caso seja conhecido, o sistema irá adicionar um cabeçalho Ethernet, e enviar o pacote. Mas vamos supor que esta máquina não esteja na tabela ARP. Sendo assim não há como enviar o pacote, porque você precisa do endereço físico. Então o seu sistema usa o protocolo ARP para enviar uma requisição ARP. Basicamente uma requisição ARP diz ‘Eu preciso o endereço físico para o IP 192.168.1.3.

Todas as máquinas escutam as requisições ARP. Quando uma máquina vê uma requisição ARP para ele mesmo, ele é requisitado a responder. Então 192.168.1.3 verá a requisição e responderá com uma resposta ARP dizendo como resultado para o IP 192.168.1.3 é D0-67-E5-40-B5-3F. Tenha em conta que o resultado obtido é o endereço físico (MAC Address).

A sua máquina irá salvar esta informação na sua tabela ARP, então os futuros pacotes para esse mesmo endereço poderão ir diretamente. Muitos sistemas tratam a tabela ARP como uma cache, e limpam suas entradas se estas não forem usadas em um determinado período de tempo. Existe uma cache ARP em separado para cada placa de rede.

Utilizando o comando ARP:

É possível verificar a cache ARP através do comando arp. Para visualizar a cache ARP, escreva arp -a numa linha de
comandos.

comando ARP

Comando ARP

Para verificar as opções da linha de comandos para o comando ARP, escreva arp /? numa linha de comandos.

Apresentamos algumas opções para o comando ARP:

-a Mostra todas as entradas ARP correntes lidas da tabela de um arquivo kmem baseada no arquivo núcleo do unix

-d Apaga uma entrada para o host chamado. Esta opção só poder ser usado pelo super usuário

-f Le o arquivo chamado filename e marca diversas entradas na tabela ARP

-s Criar uma entrada ARP para o host chamado hostname com o endereço físico. O endereço físico (MAC Address) é mostrado com 6 bytes hexadecimais separados por pontos.

Apresentamos alguns exemplos de execução para o comando ARP:

1 Mostrar o endereço físico e o endereço lógico de uma máquina presente na rede

arp -a

Interface: 192.168.1.69
Internet Address Physical Address Type
192.168.1.3 D0-67-E5-40-B5-3F Dynamic

2 Apagar os endereços das máquinas especificado pelo inet_addr

arp -d 192.168.1.3

3 Adicionar uma entrada na tabela de mapeamento do arp até o restart do sistema

arp -s 802.3 host2 0:dd:0:a:85:0 temp

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/comando-arp-para-que-serve-e-como-funciona/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Deixe um Comentário