Comando Telnet, para que serve e como utilizá-lo?

Comando Telnet – O Telnet é um protocolo que permite simular um terminal à distância, usando uma conexão de terminal virtual. Sendo assim é possível executar comandos escritos no teclado sobre uma máquina distante.

O Telnet funciona num ambiente cliente/servidor, ou seja, a máquina destino é configurada em servidor e fica à espera que uma máquina lhe peça um serviço. Quando a conexão acontece, o utilizador tem a impressão de estar a trabalhar directamente sobre a máquina distante.
A transmissão de dados pelo Telnet utiliza software específico que os codifica, permitindo assim utilizar inúmeras portas por nós definidas e reencaminha-las, para o computador que pretendemos. O utilizador que recebe dados combina com o seu correspondente a porta de passagem para o sistema funcionar. A máquina que envia os dados fá-lo em pacotes. Informa o correspondente que tem dados. Este, por sua vez, autoriza a transmissão. O pacote é enviado com a informação do número de bits que este tem e só depois do correspondente ter informado que recebeu os bits todos, é que pede o segundo pacote. Se por qualquer motivo informa que os bits não chegaram todos, o envio do pacote é repetido. O protocolo baseia-se numa conexão TCP para enviar dados em formato ASCII codificado em 8 bits entre os quais se intercalam sequências de controle para o Telnet. Fornece um sistema orientado para a comunicação, bidireccional, codificado em 8 bits. Com essa conexão é possível o acesso remoto para qualquer máquina ou equipamento que esteja sendo executado em modo servidor.

Como ativar o serviço Telnet?

Por padrão, nem todos os sistemas Windows têm o serviço Telnet habilitado, para instalá-lo, siga os seguintes passos:

Clique em “Iniciar”, preencha o campo branco com o comando “optionalfeatures”, clique para o abrir e você verá a seguinte tela:

comando telnet

Comando Telnet – Como Ativar o serviço Telnet?

Após encontrar a opção “Cliente Telnet”, marque a mesma e clique em OK para iniciar a instalação do serviço. Agora o seu computador está habilitado a usar o comando telnet (poderá ser necessário reiniciar o computador).

Como utilizar o comando Telnet?

O comando telnet deverá ser inserido numa janela DOS. Para iniciar uma sessão Telnet devemos usar o seguinte comando:

telnet 192.168.1.3

É também possível dar o nome da máquina distante a que se quer ligar, em vez do endereço IP. É igualmente possível precisar a porta a utilizar enviando o endereço IP ou o nome do servidor pelo número de porta. utilizando o seguinte comando telnet:
telnet 192.168.1.3 80

Uma vez ligado à máquina distante, um nome de utilizador (Username) e uma senha (Password) que ser-lhe-ão pedidos por razões de segurança. O Telnet é um protocolo potente dado que permite a execução de comandos à distância. Os comandos que podem ser executados sob uma sessão Telnet são definidos pelo administrador rede. Na seguinte tabela poderá conhecer os comandos standard:

ComandoDescrição
?Ajuda
open ou oEstabelece uma ligação Telnet a um computador anfitrião ou a um servidor remoto
close ou cTermina a sessão Telnet
displayMostra no ecrã os parâmetros da conexão (tipo de terminal, porta)
environPermite definir as variáveis de ambiente do sistema de exploração
logoutPermite desligar-se
modePassa entre os modos de transferência ASCII (transferência de um ficheiro em modo texto) e BINARY (transferência de um ficheiro binário)
quitSai da aplicação Telnet
setAlterado os parâmetros IP conexão
unsetCarrega os parâmetros de conexão por defeito
statusDetermina se o Cliente Telnet está ligado

Bibliografia:

Wikipédia

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/comando-telnet/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Escreva um Comentário