Comando tracert, como funciona e como utilizá-lo?

Comando tracert é utilizado em sistema Microsoft Windows e serve para verificar o encaminhamento de tráfego entre dois equipamentos. Inicialmente, é enviada uma série de três pacotes ICMP para um porto transitório, com a flag time-to-live (TTL) forçada para o valor 1 (o que leva a expiração do pacote no router seguinte). Logo que os pacotes atingem o primeiro router, este notifica o equipamento de origem com uma mensagem ICMP, indicando que o pacote está expirado. Fica, então, identificado o primeiro router, após o tracert enviar três novos pacotes, desta vez com o TLL forçado a 2, o que leva, desta vez o segundo router a dar informação de que o pacote está expirado. O processo repete-se até os pacotes chegarem ao dispositivo de destino onde, como se referiu, são dirigidos para um porto transitório. O dispositivo de destino responde, então com uma mensagem ICMP Port Unreachable que é usada para sinalizar o fim da execução do programa.

Como utilizar o comando tracert?

Determinar a rota até ao equipamento com o endereço IP 192.168.2.2.
Na prompt escreva:

C:\>tracert 192.168.2.2
Tracing route to 192.168.2.2 over a maximum of 30 hops:
1 0 ms 1 ms 0 ms 10.8.0.1
2 0 ms 0 ms 0 ms 192.168.2.2

Neste exemplo, pode-se verificar que existe apenas um router, com endereço IP 10.8.0.1, antes do endereço IP 192.168.2.2. No caso de haver perda de pacotes, ou um atraso excessivo na resposta, é colocado um asterisco por cada pacote perdido, até um máximo de 30 saltos.

Para mais informações sobre o comando tracert, pode escrever tracert -? na linha de comandos.

O comando tracert exibe todos os endereços IP intermediários através dos quais passa um pacote entre a máquina local e o endereço IP especificado ou nome do alojador. Experimente por exemplo para www.faqinformatica.com.

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/comando-tracert/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Leave a Reply