Como bloquear portas no Router (Port Filtering)?

O Port Filtering (Filtro de portas) faz um controle de todos os pacotes e quando ocorre alguma tentativa de conexão que encontra uma porta que esteja configurada como bloqueada, a comunicação será impedida.

As portas são canais que permitem a comunicação de programas e serviços com a rede (seja uma rede local ou a própria Internet). Todo e qualquer programa que deseja estabelecer algum tipo de comunicação em rede precisa usar uma porta.

Vamos a um exemplo bem prático e talvez muito comum no seu dia-a-dia: a navegação na Internet. O protocolo usado para navegar na Internet é o HTTP. Quando abre o seu browser e escreve no campo URL o endereço de algum site, o browser conecta-se à porta 80 no servidor HTTP onde a página se encontra. E porquê a porta 80? Porque essa é a porta padrão para o protocolo HTTP.

Cada programa e/ou serviço utiliza uma determinada porta, que já é definida por padrão. Por isso, é possível utilizar vários programas ao mesmo tempo a aceder à rede ou à Internet (browsers, chat, transferência de arquivos via FTP etc.) sem que os pacotes enviados para cada um se percam no meio de tantas conexões, correndo o risco de um pacote ser enviado para o programa errado.

São 65.536 portas TCP e outras 65.536 UDP que podem ser usadas. A seguir, listamos algumas portas para seu conhecimento:

21: FTP
22: SSH
23: Telnet
25: SMTP
53: DNS
80: HTTP
110: POP3
143: IMAP
443: HTTPS

Uma porta aberta é aquela que não está bloqueada e pode ser um canal de entrada para programas maliciososo, como os vírus e trojans. Existem scanners de portas, que são usados por pessoas que desejam invadir a rede, para rastrear e detectar portas abertas.

Mas não se pode simplesmente bloquear todas as portas de comunicação existentes. Isso causará uma série de erros em diversos programas que usam a rede ou a Internet. Para que um dado programa ou serviço consiga se comunicar correctamente com a rede ou a Internet, é preciso que a porta usada por este esteja aberta. Se bloquear a porta 80, por exemplo, não será possível navegar na Web. Nenhum browser conseguirá aceder às páginas da WWW.

Sempre que bloquear uma porta, procure observar se não ocerrerá nenhum problema na rede. Por exemplo: alguns programas não conseguiram se conectar à Internet, não enviarem email etc. Em caso de erros, basta desbloquear a porta e verificar se o erro persiste.

Como bloquear uma porta?

Este exemplo pode variar consoante o router:
1. Na página Port Filtering, marque o item Enable Port Filtering para activar o filtro de portas.

2. Em Port Range, especifique a porta a ser filtrada. Observe que há dois campos para escrever valores, separados por um sinal de “-” ou “~”. Basta escrever o número da porta duas vezes, uma em casa campo.

3. Em Protocol, seleccione o protocolo: as opções são TCP, UDP ou Both (ambos).

4. Para finalizar e salvar, clique em Apply Changes.

Logo abaixo poderá ver uma tabela com as portas que estão a ser filtradas. Se clicar em Delete selected, irá apagar a porta seleccionada. Se clicar em Delete all, irá apagar todas as configurações realizadas.

 

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/como-bloquear-portas-no-router-port-filtering/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Uma Resposta

  1. joaquim

Deixe um Comentário