Como criar uma senha segura e fácil de memorizar?

Como criar uma senha segura?
Uma senha segura deve ter no mínimo oito caracteres (letras, números e símbolos). Quanto maior a variedade de caracteres da senha, mais difícil será adivinhá-la.

como criar uma senha segura

Normalmente os sistemas diferenciam letras maiúsculas das minúsculas, o que já ajuda na composição da senha. Por exemplo, “FaQiNfOrMaTiCa” e “fAqInFoRmAtIcA” são senhas diferentes. Entretanto, são senhas fáceis de descobrir utilizando softwares para quebra de senhas, pois não possuem números e símbolos.

Existem várias regras de criação de senhas, sendo que uma regra muito importante é jamais utilizar palavras que façam parte de dicionários. Existem softwares que tentam descobrir senhas combinando e testando palavras em diversos idiomas e geralmente possuem listas de palavras (dicionários) e listas de nomes (nomes próprios, músicas, filmes, etc.).

Quanto mais misturar letras maiúsculas, minúsculas, números e sinais de pontuação, mais difícil será descobrir a sua senha.

Agora que já sabe como criar uma senha segura aprenda como memorizá-la:

Por exemplo, se usar a frase “Amigo verdadeiro vale mais do que dinheiro” podemos criar a senha AvvmdqD! (o sinal de exclamação foi colocado no fim para acrescentar um símbolo à senha). Senhas criadas desta maneira são fáceis de lembrar e são normalmente difíceis de serem descobertas.

É importante realçar que se tiver dificuldades em memorizar uma senha forte, é aconselhável anotá-la e guardá-la num local seguro, do que optar pelo uso de senhas fracas.

Se tiver com falta de imaginação também pode optar por um gerador de senhas seguras.

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/como-criar-senhas-seguras-na-internet/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Deixe um Comentário