Como funciona o WhatsApp?

Como funciona o WhatsApp? Depois de saber o que é WhatsApp, vamos agora explicar como funciona esta aplicação para troca de mensagens de texto instantâneas.

como funciona o whatsapp

Como funciona o WhatsApp?

Antes de ler como funciona o WhatsApp convém saber, ou pelo menos ter a noção de alguns fundamentos:
Os protocolos de comunicação para redes de computadores em modo geral, podemos definir como um conjunto de regras que controlam a comunicação para que ela seja eficiente e sem erros.
Os aplicativos de mensagem utilizam um protocolo chamado XMPP (Extensible Messaging and Presence Protocol), é através deste protocolo que a maior parte dos aplicativos de mensagens instantâneas funcionam, como por exemplo, o Facebook Messenger, o WhatsApp e o Telegram.
Para a troca de mensagens funcionar é necessário um protocolo, mas também é necessário um software. O Jabber é um software que funciona como servidor do protocolo XMPP (protocolo que o WhatsApp usa), ou seja, o WhatsApp conecta-se a um servidor Jabber para a troca de mensagens. O Jabber é uma plataforma OpenSource (código aberto), o que possibilita que um servidor Jabber possa ser customizado.

WhatsApp usa uma versão personalizada do padrão aberto. Após a instalação, este cria uma conta de utilizador usando um número de telefone como nome de utlizador (Jabber ID). As mensagens multimídia são enviadas através do carregamento da imagem, áudio ou vídeo para um servidor http e é enviado um link para o conteúdo, juntamente com a sua miniatura codificada. O WhatsApp sincroniza os contactos com a agenda do seu telemóvel, para que os utilizadores não precisem adicionar contactos numa agenda separada. Como todos os utilizadores são registados com o número do telemóvel, o software identifica todas as pessoas dos seus contactos do telemóvel que tenham WhatsApp.

O utilizador ao iniciar o Whatsapp no seu smartphone, conecta-se ao servidor Jabber da empresa e verifica se há mensagens para o seu utilizador. Se houver, a mensagem é entregue no seu dispositivo móvel.

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/como-funciona-o-whatsapp/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Deixe um Comentário