OpenOffice lento? Como o pôr mais rápido?

OpenOffice lento? Grande parte do peso é devido à configuração padrão, que é optimizada para o uso de máquinas com mais recursos. Existem duas configurações simples que podem melhorar o desempenho do OpenOffice.

1. Para desactivar o Java clique em Ferramentas -> Opções -> OpenOffice.org -> Java e desactive “Utilizar um Java runtime environment”.

OpenOffice lento

OpenOffice lento – Desactivar o Java

Desativar o Java reduz o tempo de carregamento do OpenOffice quase para metade e de quebra diminui o uso de memória em quase 30 MB. Você tem a opção de reativar o Java ao tentar usar qualquer opção que realmente precise dele, de forma que você pode desativá-lo com segurança.

2. Para Reduzir o tempo de carregamento dos arquivos e evitar pausas durante a edição devemos aumentar o tamanho do cache gráfico, para isso, clique em Ferramentas -> Opções -> OpenOffice.org -> Memória -> Cache de objectos gráficos e em “Utilizar para o OpenOffice.org” altere para 196 MB. Usar um cache maior faz com que o OpenOffice consuma mais memória RAM, mas fique perceptivelmente mais rápido. Estes 196 MB 196 MB de memória são apenas um limite, que será atingido apenas ao editar documentos muito pesados.
Ao aumentar a “Memória por objecto” para 20 MB e o “Número de objectos” para 100, faz com que o OpenOffice mantenha as imagens e outros elementos incluídos nos documentos carregados na memória, em vez de precisar ficar lendo-os a todo instante a partir do arquivo salvo no disco rígido.
A opção “Remover da memória após” indica por quanto tempo os arquivos serão mantidos no cache. Esta opção é útil para quem mantém o OpenOffice aberto por bastante tempo, use um valor alto (6 horas) para evitar que ele precise ficar atualizando o cache para os documentos que já estão abertos.

OpenOffice lento

OpenOffice lento – Aumentar o Cache

Em computadores actuais, estes ajustes farão com que o OpenOffice fique, na verdade, mais lento, já que não poderá manter muitos elementos na memória. Entretanto, em computadores antigos a redução no uso de memória acaba por superar o impacto devido à redução nos caches.

Bibliografia:

GDH Press

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/como-por-o-openoffice-mais-rapido/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Uma Resposta

  1. Alessandro

Deixe um Comentário