Como redirecionar portas no Roteador (Port Forwarding)?

Como redirecionar portas no Roteador? Port Forwarding em português significa redirecionamento de portas. Com este recurso é possível que usuários externos (da Internet) consigam aceder a um computador de uma rede local que esteja atrás de um roteador. Isso quer dizer que com esse esquema, é possível estabelecer comunicação com um computador que está em uma rede local partindo de qualquer ponto do mundo, usando a Internet.

Antes de continuar a falar sobre Port Forwarding, é imprescindível abordar alguns assuntos correlacionados: IPs privados, públicos e NAT.

Como sabemos as redes internas usam IPs chamados privados (ou reservados, não roteáveis). Eles não são válidos na Internet. Os IPs reservados para Internet são os públicos (roteáveis). Um exemplo de IP público é 200.234.201.101.
O Gateway por enquanto vamos usar esse nome genérico, mas saiba que podemos estar a falar de um roteador, Access Point, Firewall, etc., que consegue um IP válido na Web devido à sua conexão com o provedor de acesso à Internet. É como se o provedor emprestasse um IP válido ao roteador para que possamos nos conectar na Internet.

Mas cada computador da rede ainda possui IP privado. Como fazer para que eles acedam à Internet? Isto é possível graças ao NAT, que é um recurso que deve estar habilitado no gateway.

A operação que o NAT executa, basicamente, é fazer um mapeamento em que constam o IP interno e a porta local do computador. Dessa forma, quando determinado pacote sair da rede interna para a Internet, ele terá um IP válido (que é o ip que o gateway apanhou emprestado do provedor) e levará consigo uma referência a esta porta e IP. Quando o pacote chegar ao destino, o computador que o receber saberá para onde retornar a resposta, pois ele sabe o IP (que é reconhecido como um IP válido), e possui a referência de quem enviou o pacote.

Por outro lado, se o computador de destino recebesse esse pacote que declara como remetente o IP privado, usado pelo computador na rede local, ele simplesmente não saberia para onde enviar a resposta, pois IPs privados não são usados na Internet e são tratados como se não existissem.

Basicamente o que o NAT faz é apanhar os pacotes oriundos da rede interna e deixá-los preparados para serem enviados para a Internet, de tal forma que seja recebidos correctamente no remetente, Além disso, o remetente também terá totais condições de enviar a resposta correctamente.

Onde está o Port Forwarding?

Como foi dito, este recurso permite que um computador remoto se conecte a um computador dentro da rede local. Essa conexão só é conseguida porque nós associamos antecipadamente, no roteador, portas de comunicação e endereços IP. Por exemplo: podemos associar a porta 2133 ao IP 192.168.2.1. Desse modo, sempre que um computador externo “disser” ao roteador que ele quer se comunicar com a porta 2133, o roteador “saberá” que ele deseja comunicar com o computador cujo IP é 192.168.2.1.

Para que esse esquema funcione sempre, os computadores da rede interna devem usar IPs fixos, caso contrário será necessário mudar as configurações do roteador a cada nova entrada dos computadores à rede, o que é inviável.

Algumas observações importantes:
– O NAT deve estar habilitado.
– Uma mesma porta não pode ser redirecionada para mais de um computador.
– Pode associar várias portas a um mesmo endereço IP da rede local.
– Precisa saber qual é a porta do aplicativo ou serviço que deseja oferecer.

Como redirecionar portas no Roteador? (Exemplos para Jogos incluído)

Existem diversas marcas de roteadores e cada caso é um caso, por isso siga os seguintes passos:

  1. Aceda ao site Port Forwarding
  2. Vai encontrar por ordem alfabética a marca do seu roteador, clique no seu.
  3. De seguida escolha o modelo do seu roteador.
  4. Agora escolha o serviço que você quer fazer o redirecionamento da porta (ex: HTTP)
  5. Por fim siga os passos que o site apresenta.
como redirecionar portas no roteador

Como redirecionar portas no Roteador?

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/como-redirecionar-portas-router-port-forwarding/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

5 Comments

  1. Diego
  2. Lucas
  3. Gustavo
  4. Gerson
  5. Botelho da Rocha

Leave a Reply