Como melhorar a Segurança da rede Wireless?

Muitos problemas de conexão sem fio estão relacionados com a segurança da mesma. Aqui ficam algumas dicas para melhorar a segurança da rede wireless:

Altere o SSID padrão – Geralmente, isso deve ser feito para que as redes vizinhas, definidas com as configurações padrão, não interfiram com a sua rede sem fio. A mudança do SSID também aumenta a segurança da rede, uma vez que os hackers, ao se depararem com uma rde com um SSID padrão, deduzem que se trata de uma rede configurada precariamente, e se sentem mais propensos a atacá-la.

Ative a ciprografia WPA ou WEP – Em todos os equipamentos sem fio, há suporte para alguma modalidade de criptografia que codifica mensagens através de redes sem fio, para que elas não sejam facilmente lidas, se interceptadas. Escolha o tipo de criptografia de mais alto nível, que funcione em sua rede sem fio.

Altere as senhas padrão do administrador – A interface da página Web, que permite configurar um router fornecido por terceiros, geralmente exibe uma caixa de diálogo de logon que exige pelo menos uma senha (em geral, admin) . Os hackers conhecem muito bem as configurações padrão. Mude-as.

Habilite a filtragem de endereço MAC – Se possível, defina no router quais são os endereços MAC das máquinas autorizadas a conectarem-se à rede.

Desabilite a difusão do SSID – Em geral, um router difunde o seu SSID periodicamente. Em uma rede residencial, este recurso é desnecessário e aumenta a probabilidade de um hacker tentar fazer logon. Se você conhece as configurações definidas no seu router, pode estabelecer a conexão com ele, usando a respectiva senha de acesso.

Habilite os firewalls – Se o seu router tiver um firewall interno, verifique se esse firewall está habilitado.

– Bloqueie portas e protocolos não utilizados – Muitos routers sem fio vêm com firewalls simples, que servem para filtrar protocolos, aplicações e números de portas perigosas e/ou não utilizadas pelos computadores que estão no ambiente de rede. Além desse tipo de precaução, também poderá recorrer ao recurso de port forwarding, para desviar certos tipos de requisições externas (netbios, telnet, remote desktop, etc), que fazem com que elas nunca cheguem aos computadores dentro da rede.

Posicione o Router de modo centralizado e regule a intensidade do sinal – Os sinais sem fio normalmente alcançam o exterior de uma casa ou escritório, deve por isso minimizar o máximo possível a intensidade do sinal para o exterior. Posicione o Router o mais longe possível das janelas. A maior parte dos routers permitem regular a intensidade do sinal, o ideal é ir baixando o sinal aos poucos e testar nos vários pontos da sua casa ou escritório. Assim, você dificulta ao máximo uma invasão de algum hacker.

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/dicas-de-como-melhorar-a-seguranca-da-rede-wireless/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

One Response

  1. cirio.

Escreva um Comentário