Quais as diferenças entre Hub, Bridge, Router e Switch?

Existem diversos equipamentos responsáveis por controlar o tráfego de rede. Neste artigo vamos ver as principais diferenças entre Hub, Bridge, Router e Switch.

Hub – Os hubs são usados para ligar os vários dispositivos que compõem uma rede, computadores, impressoras ou outros. o termo hub é usado para referir um dispositivo de rede que liga os computadores entre si, mas na realidade ele serve também de repetidor, isto porque ele passa ou repete toda a informaçãoque recebe para todas as suas portas.
Os hubs podem ser usados para estender um rede, mas isso faz com que circule na rede tráfego desnecessário, já que ele envia mesma informação para todos os dispositivos de rede.
São perfeitamente viáveis para redes pequenas, no entanto, nas redes em que o tráfego seja intenso é altamente aconselhável substituir o hub por um switch.

Quais as diferenças entre Hub, Bridge, Router e Switch?

Tráfego numa rede com Hub

Switch – Tal como o hub, o switch liga vários segmentos de uma rede, mas com uma diferença deveras importante: enquanto que um hub distribui a informação por todas as portas simultaneamente, o switch estabelece uma ligação directa entre o dispositivo transmissor e o dispositivo receptor.
É muito vulgar encontrarmos hubs e switches na mesma rede. O hub aumenta a capacidade de rede fornecendo mais portas de ligação, o switch além disso também segmenta a rede em secções menores e menos congestionadas.

Quais as diferenças entre Hub, Bridge, Router e Switch?

Tráfego numa rede com Switch

Bridge – Uma bridge é um dispositivo capaz de dividir uma rede em sub-redes com o objectivo de reduzir tráfego ou compatibilizar diferentes padrões de redes. A função primária da bridge é manter o tráfego separado em ambos os lados. O tráfego só passa se for dirigido a um posto de trabalho do lado oposto.

Quais as diferenças entre Hub, Bridge, Router e Switch?

Duas redes ligadas através de uma Bridge

Router – O router é um dispositivo que liga vários segmentos normalmente diferentes em uma só rede. O router, uma vez ligado, pode tomar decisões inteligentes de como fazer chegar os dados ao seu destino, baseado nas informações que ele obtém da própria rede.
Os routers também podem ser usados para segmentar redes grandes ou médias em redes mais pequenas, de modo a reduzir o tráfego nos segmentos e assim diminuir o número de colisões e aumentar o desempenho da rede. Um pacote de dados não pode simplesmente ser replicado em todos os intervalos até achar o seu destino, senão a rede simplesmente não funcionará por excesso de colisões.

Quais as diferenças entre Hub, Bridge, Router e Switch?

Tráfego numa rede com Router

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/diferencas-hub-switch-bridge-router/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Deixe um Comentário