O que é Access Point e qual a diferença para um Router?

O que é Access Point? Access Point ou AP ou ainda em Português ponto de acesso, é um dispositivo em uma rede sem fio, que realiza a interconexão entre todos os dispositivos móveis. Normalmente o Access Point conecta-se a uma rede ligada por fios e fornece acesso sem fio a essa rede para os dispositivos móveis.

o que é access point

O que é Access Point?

Pontos de acesso Wi-Fi são cada vez mais populares. Muitos espaços comerciais disponibilizam o acesso à Internet através de um Access Point (ponto de acesso) como serviço ou cortesia aos clientes. A implementação de uma rede sem fio interligada por um ponto de acesso economiza o trabalho de instalar a infra-estrutura de uma rede ligada por fios.

O que é Access Point e qual a diferença para um Router?

Um Access Point é um aparelho que distribui o sinal de rádio frequência para o ambiente. Ele apenas capta o tráfego que chega até ele e espalha-o via sinal de rádio.

Um Router além do sinal de rádio frequência, a função de roteamento, e outras funções, como DHCP, Firewall, etc, tem como principal função compartilhar a conexão da Internet.

Exemplos:
Se já tem uma conexão ADSL com modem router, precisa apenas do Access Point  para distribuir o sinal sem fio, pois o modem router já faz o compartilhamento de rede.

Se tem uma conexão via cabo, que permite apenas um computador ligado a ela, use o Router, para além de distribuir sinal de rádio, permite que mais computadores entrem em rede na mesma conexão.

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/o-que-e-access-point/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Escreva um Comentário