O que é Bluetooth, como funciona e qual a sua origem?

O que é Bluetooth? O nome Bluetooth remonta ao século X e tem origem no nome do rei dinamarquês Harald Blatand ou Harold Bluetooth, em inglês. Este rei foi responsável por unir vários povos que vivam em constantes guerras, onde é agora a Noruega, Suécia e Dinamarca.

Como a tecnologia em questão tinha um propósito semelhante de unir indústrias de computadores, telemóveis e autómatos, usaram por usar o nome do rei.

O símbolo foi desenhado por uma empresa escandinava e utiliza a primeira letra do nome do rei, que em alfabeto rúnico é descrito por um asterisco e um B.

O que é Bluetooth e como funciona?

Tecnicamente o Bluetooth é uma especificação para ligação de acessórios de baixo custo. Foi inicialmente desenvolvido pela Ericsson para a ligação entre telemóveis e computadores portáteis.

o que é bluetooth

O que é Bluetooth e como funciona?

O Bluetooth utiliza uma ligação de rádio de baixa frequência, nos 2,4 GHz e evita interferências de outros sinais de rádio pois o refrescamento é efectuado 1600 vezes por segundo entre 79 frequências com intervalos de 1 MHz.

O alcance poderá chegar até aos 100 metros, dependendo do equipamento e do meio ambiente. A maioria dos dispositivos conta com alcance de 1 a 10 metros, embora seja uma desvantagem, ajuda na segurança dos utilizadores. De modo a garantir a segurança, o utilizador antes de efetuar trocas de dados entre aparelhos, normalmente deve ativar a função Bluetooth através das configurações dos dispositivos.

Os adaptadores Bluetooth que existem para os computadores utilizam a ligação USB para a conectividade ou vêm inseridos na placa principal do computador. Como já foi referido, esta tecnologia permite a conectividade a baixo custo entre diversos aparelhos hoje em dia, como computadores, telemóveis, impressoras, auriculares, entre outros.

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/o-que-e-bluetooth/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Leave a Reply