O que é Broadcast, Unicast e Multicast? Quais as diferenças?

O que é Broadcast, Unicast e Multicast? Para quem trabalha ou para quem deseja trabalhar em redes de computadores é essencial perceber estes conceitos de comunicação de redes.

o que é broadcast

O que é Broadcast, Unicast e Multicast?

Unicast: Cumunicação onde a informação é endereçada de um remetente para um destinatário apenas. Este tipo de comunicação é chamada de entraga simples ponto-a-ponto. Mensagens unicast são usadas para todos os processos de rede no qual foi solicitado um recurso privado ou exclusivo. HTTP, SMTP, FTP e Telnet são alguns exemplos de protocolos que usam transmissões Unicast.

Broadcast: Comunicação onde a informação é endereçada de um remetente para todos os pontos conectados à rede local, é um processo pelo qual se transmite determinada informação para muitos receptores ao mesmo tempo. O protocolo ARP (Address Resolution Protocol) é um exemplo de transmissão de broadcast onde é feita a consulta de resolução de endereços que é enviada para todos os computadores em uma rede local.

Multicast: Comunicação onde a informação é endereçada para um grupo específico de destinatários. Como pode confirmar na imagem, o pacote destina-se para um endereço de classe D conhecido como endereços multicast. Os pacotes são enviados apenas para os hosts subscritos. Este tipo de comunicação é associada, por exemplo, a aplicações de áudio/vídeo que usam o protocolo RTP.

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/o-que-e-broadcast-unicast-multicast/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Deixe um Comentário