O que é Cloud Computing e quais os seus fundamentos?

O que é Cloud Computing? Cloud Computing ou em Português Computação na Nuvem, é um conceito, que está a revolucionar a forma como as pessoas e as empresas utilizam os recursos disponibilizados peles Tecnologias de Informação.

o que é cloud computing

O que é Cloud Computing?

Cloud Computing é um modelo que permite o acesso omnipresente e a pedido, através da rede, a um conjunto de recursos de computação partilhados (redes, datacenters, armazenamento, aplicações, serviços, etc.), que podem ser rapidamente disponibilizados ou libertados, com um mínimo de esforço e sem interação com o fornecedor.

O que é Cloud Computing? A Cloud baseia-se em cinco características essenciais:

  • On-demand self-service (Auto-serviço a pedido) – Um utilizador pode escolher recursos de computação, como por exemplo, obter tempo de acesso a um servidor ou espaço de armazenamento na rede, sem ter contacto com outra pessoa, nomeadamente, com um comercial ou técnico do fornecedor de serviços que está a utilizar.
  • Broad network access (Acesso generalizado à rede) – As capacidades ou recursos encontram-se disponíveis na rede e podem ser acedidos através de mecanismos comuns (por exemplo, browser web), o que incentiva a utilização de dispositivos comuns, ou seja, pode aceder aos seus serviços Cloud utilizando um computador normal ou até mesmo através do seu smartphone.
  • Resource Pooling (Acesso partilhado a recursos) – Os recursos de computação do fornecedor de serviços Cloud são partilhados por vários clientes, com recursos físicos ou virtualizados associados ou não, dinamicamente aos clientes, de acordo com o pedido feito pelos mesmos. O cliente normalmente não tem controlo ou conhecimento sobre a localização exacta dos recursos (espaço em disco, processamento, memória e largura de banda), mas pode especificar a localização a um nível mais elevado de abstração (como por exemplo, país, estado ou datacenter).
  • Rapid Elasticity (Elasticidade rápida) – Os recursos são disponibilizados ou cancelados de forma elástica, em diversos casos automaticamente, para escalar o serviço, para cima (mais recursos disponíveis) ou para baixo ( menos recursos disponíveis), de acordo com a vontade. Para o cliente, os recursos disponíveis parecem ilimitados e podem ser requisitados em qualquer altura ou quantidade.
  • Measured Service (Serviço medido) – Os sistemas Cloud controlam e optimizam automaticamente a utilização de recursos através de mecanismos de medida, a um determinado nível de abstração de acordo com o tipo de serviço. A utilização de recursos pode ser monitorizada, controlada e reportada, oferecendo transparência para o fornecedor e para o cliente. Poder calcular os recursos que se utiliza é indispensável na Cloud, tanto para o fornecedor (que cobra os recursos utilizados) como para o cliente (que deve saber o que usou). Normalmente o fornecedor cobra por hora (comum em Infrastructure as a Service – IaaS) ou por utilizador (comum em Software as a Service – SaaS).

A Cloud é um conceito muito amplo e disponibiliza um conjunto alargado de serviços, porém existem diferentes necessidades na utilização da Cloud. Os particulares privilegiam uma utilização da Cloud através das aplicações que facilitam a comunicação, armazenamento de fotos, músicas e seus ficheiros pessoais, necessidades bem distintas das empresas.

O que é Cloud Computing para a utilização Pessoal?

A Cloud é bastante utilizada e por vezes as pessoas não têm a perfeita noção. As pessoas utilizam a Cloud, por exemplo, através das aplicações dos seus smartphones ou através do computador pessoal.

Uma das características essenciais da Cloud é a sua acessibilidade permanente através da Internet, onde todos os seus dispositivos se ligam. O email é o serviço de Cloud mais utilizado. Você acede ao seu email através de uma aplicação específica para o feito ou através de um browser web. O exemplo mais conhecido é o Gmail. Serviços de armazenamento como o Dropbox ou Google Drive, redes sociais como o Facebook, são exemplos de recursos, que estão dentro do conceito de Cloud Computing.

O que é Cloud Computing para utilização Profissional?

As empresas têm necessidades diferentes dos particulares no que respeita à utilização da Cloud. O departamento das Tecnologias de Informação deve assegurar as ferramentas necessárias aos colaboradores das empresas, de suporte às várias áreas do negócio, mas também por outro lado garantir também o funcionamento entre as aplicações e a segurança dos dados.

Nenhuma empresa quer que os seus dados confidenciais sejam partilhados com outras empresas. Segurança, gestão e custos são as principais preocupações.

Bibliografia:
FERREIRA, António. Introdução ao Cloud Computing. Lisboa: FCA, 2015.

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/o-que-e-cloud-computing-como-funciona/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Escreva um Comentário