O que é Criptografia e como funciona?

O que é Criptografia? Criptografia (do grego kryptos, oculto, e graphein, escrever) é o nome dado a um conjunto de regras que tem como objectivo codificar a informação de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário.

o que é criptografia

O que é Criptografia?

A criptografia tornou-se uma ferramenta essencial para que apenas o emissor e o receptor tenham acesso livre às informações. Quando a informação é criptografada, significa que um algoritmo foi aplicado para codificá-la, perdendo assim a sua forma original, impossibilitando a sua leitura. O conteúdo só possa ser lido por quem tenha a chave de criptografia específica.

Basicamente o que define a segurança de uma criptografia computacional é a quantidade de bits aplicados a ela. Por exemplo, uma chave de 8 bits gera apenas 256 combinações diferentes, pois este é o resultado de 2 elevado a 8. Podemos concluir que esse código é inseguro, pois apesar de poder demorar um tempo, uma pessoa pode gerar 256 combinação diferentes. Agora tente imaginar quantas combinações diferentes existem para uma chave de 128 bits, para quebrar uma chave destas no método da tentativa e erro seria necessário bastante mais tempo e centenas de milhares de computadores.

As técnicas de codificação constituem uma parte importante da segurança dos dados, pois protegem informações confidenciais de ameaças que incluem exploração por malware e acesso não autorizado por terceiros.
Existem dois tipos de chaves criptográficas: Simétricas e Assimétricas

Simétricas – É a mais comum das chaves de criptografia, o emissor codifica a mensagem e o receptor traduz a mesma, não interessa qual deles envia e recebe, pois ambos possuem a mesma chave, esta é exactamente a mesma, ela é capaz tanto de codificar quanto de traduzir as mensagens. Este método é utilizado, por exemplo, no envio de e-mails, qualquer um pode enviar e receber mensagens legíveis, mas se esta for interceptada não passará de um monte de caracteres confusos.
Assimétricas – Utiliza duas chaves distintas, uma chave pública e uma chave privada. A pública é distribuída livremente, mas esta somente é capaz de codificar a mensagem. A única capaz de traduzir a informação é a chave privada, assim sendo apenas o receptor é capaz de traduzir o que qualquer um pode codificar. Este método é utilizado por exemplo nas senhas de cartão de crédito.

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/o-que-e-criptografia/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Deixe um Comentário