O que é e para que serve o Comando Ping?

Comando Ping é frequentemente utilizado para testar a conectividade IP entre equipamentos. O seu funcionamento consiste em enviar pacotes ICMP para um equipamento de destino e aguardar uma resposta que permite verificar se o equipamento de destino está ou não activo, se existe perda de pacotes e o tempo ao fim do qual é recebida a resposta.

Como utilizar o Comando Ping para testar ou verificar a conectividade?

Abra a prompt e escreva por exemplo o comando ping seguido do IP da máquina que deseja testar a conectividade e pressione a tecla Enter.

comando ping

Como se pode verificar, houve 0% na perda de pacotes, e os tempos de trânsito encontram-se dentro dos valores esperados (quando menor este valor, mais rápida é a sua conecção). Neste caso não foram detectados problemas de conectividade.

Em ambientes Windows para efectuar um ping no anfitrião até este ser interrompido (Ctrl+C) escreva “ping -t 10.80.31.126 (IP desejado)”, para ambientes Unix, por defeito, só precisa de escrever “ping” e interromper quando achar necessário.

Quando não há conectividade IP, o resultado seria uma perda de pacotes de 100%. Esta também pode ocorrer quando o equipamento de destino (no exemplo é o IP do Router) se encontra protegido com uma Firewall que bloqueia tráfego ICMP. Problemas de arp ou de routing podém também estar na origem deste tipo de resposta.

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/o-que-e-e-para-que-serve-o-comando-ping/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Deixe um Comentário