O que é Intranet e Extranet, quais as diferenças?

O que é Intranet e Extranet? Nos dias de hoje existem diversos tipos de rede. A mais usada é Internet, mas também existem Intranet e Extranet. Mas o que significam e para que servem? Vamos por partes:

intranet e extranet

Intranet e Extranet

O que é Intranet?

Intranet é uma rede de computadores privada que utiliza as mesmas tecnologias que são usadas na Internet. O protocolo de transmissão de dados de uma intranet é o TCP/IP e sobre ele podemos encontrar vários tipos de serviços de rede comuns na Internet, como por exemplo o e-mail, chat, HTTP, FTP entre outros.

A intranet é uma rede privada que está contida dentro de uma empresa. Uma Intranet pode estar ou não, conectada à Internet ou a outras redes.

É bastante comum uma Intranet de uma empresa ter acesso à Internet e permitir que os seus usuários usem os serviços da mesma, porém nesse caso é comum a existência de serviços e ou dispositivos de segurança como, por exemplo, uma firewall para fazer o barramento de dados indevidos que tentam transitar entre a rede pública e a rede privada.

O que é Extranet?

Uma extranet pode ser vista como parte da intranet de uma empresa que é estendida para os usuários fora da empresa.

Esta comunicação pode contar com tipos de acesso diferenciados como, por exemplo, para: fornecedores, funcionários, parceiros ou vendedores (estes passam a maior parte do tempo fora da empresa).

Também pode ser uma forma de vender produtos aos clientes, estes podem incluir a gestão de servidores de firewall, a emissão e utilização de certificado digital e o uso de redes privadas virtuais (VPNs) que abrem caminho através da rede pública.

Estas informações podem estar interligadas aos sistemas internos da empresa (ERP, CRM, etc…), para garantir que todas estejam sempre atualizadas.

Bibliografia:

http://sites.google.com/site/sitesrecord/

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/o-que-e-intranet-e-extranet/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Leave a Reply