O que é DNS?

O que é DNS? O DNS (Domain Name System) é uma base de dados distribuída, contendo informação de mapeamento entre nomes de domínios e informação relativa a esses domínios. É também, um protocolo de aplicação que permite a comunicação entre clientes e servidores. O DNS define o processo de interrogação e actualização da base de dados, os mecanismos de replicação da informação entre servidores e a organização da informação na base de dados.

O DNS é o serviço mais crítico da Internet, pois todos os outros: correio electrónico, WWW, FTP, etc. dependem do seu funcionamento efectivo.

Agora que sabe o que é DNS, veja qual é a sua principal função:

A principal função do DNS é a de converter nomes em IPs e vise-versa, guardar essa informação e partilhá-la.

o que é dns

A necessidade do DNS vem do facto de os computadores na Internet não serem identificados por nomes, mas sim por endereços IP, assim, quando se escreve por exemplo o endereço www.faqinformatica.com está-se na realidade a aceder a uma máquina que na Internet terá um endereço de IP específico. O servidor de DNS vai tentar descobrir que endereço corresponde determinado nome; caso não consiga, encaminha o pedido para outro servidor de DNS, caso este não consiga, encaminha-o para outro e assim sucessivamente até o endereço ser encontrado.

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/o-que-e-o-dns/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

One Response

  1. elton

Leave a Reply