O que é o Endereço IP e quais as suas classes?

O protocolo TCP/IP é roteável, isto é, ele foi criado a pensar na interligação de diversas redes, onde podemos ter diversos caminhos interligando-se o transmissor e o receptor, culminando assim na rede mundial que hoje conhecemos por Internet. Por isso, ele utiliza um esquema de enderaçamento lógico chamado endereçamento IP. Em uma rede TCP/IP cada dispositivo conectado em rede necessita usar pelo menos um endereço IP. Esse endereço permite identificar o dispositivo e a rede ao qual ele pertence.

O que é o Endereço IP?

O endereço IPv4 é um número de 32 bits, representado em décimal em forma de quatro números de oito bits separados por um ponto, no formato a.b.c.d. Assim, o menor endereço IP possível é 0.0.0.0 e o maior 255.255.255.255.

Teoricamente uma rede TCP/IP pode ter até 4.294.967.296 endereços IP, ou seja, esse número de dispositivos conectados a ela (teoricamente porque, alguns endereços são reservados e não podem ser usados).

Cada dispositivo de uma rede TCP/IP precisa ter um endereço IP único, para que o pacote de dados consiga ser entregue correctamente. Por isso, não poderá simplesmente usar na sua rede qualquer endereço IP que quiser. Terá obrigatoriamente que usar endereços que não estejam a ser usados por nenhum outro computador de rede. Quanto maior for a rede, maior a probabilidade de ter computadores a usar endereços IP que pensou em usar.

Para facilitar a distribuição dos endereços IP, foram especificadas cinco classes de endereços IP, como mostra a seguinte imagem:

o que é o endereço ip e suas classes

Classes de endereços IP

Como pode reparar, há alguns bits fixos no ínicio de cada classe de endereço IP. Isso faz com que cada classe de endereços IP seja dividida conforme mostra a seguinte tabela:

Classes de Endereços IP

Classes de Endereços IP

Como pode reparar, alguns endereços não constam na tabela pois são de uso reservado, por exemplo, o endereço 127.0.0.1 sempre se refere à própria máquina, isto é, ao próprio host, razão esta que o leva a ser chamado de localhost.

Em redes usamos somente os endereços IP das classes A, B e C. Para que posso entender melhor a figura, foi feito o seguinte resumo:

– Classe A: O primeiro número identifica a rede, os demais três números indicam a máquina. Cada endereço classe A consegue endereçar até 16.777.216 máquinas (máximo de 126 redes);

– Classe B: Os dois primeiros números identificam a rede, os dois demais indicam a máquina. Este tipo de endereço consegue endereçar até 65.536 máquinas (máximo de 16.384 redes);

– Classe C: Os três primeiros números identificam a rede, o último número indica a máquina. Com isso, consegue endereçar até 256 máquinas (máximo de 2.097.150 redes);

– Quanto às classes D e E, elas existem por motivos especiais: a primeira é usada para a propagação de pacotes especiais para a comunicação entre os computadores (endereços multicast), enquanto que a segunda está reservada para aplicações futuras ou experimentais.

Para que possa entender melhor esta classificação, vamos explicar primeiro os endereços de classe C. Neste tipo de endereços IP, os três primeiros números indicam a rede e o último número indica a máquina. Se usar um endereço IP classe C na sua rede, poderá ter, até 256 dispositivos conectados à sua rede. Se precisar de mais endereços IP, precisará ter acesso a mais um endereço classe C, ou mesmo pensar num endereço classe B, caso a sua redeseja realemente muito grande (com endereço classe B é possível endereçar até 65.536 máquinas diferentes). Ou seja, a escolha do tipo de endereçamento (A, B ou C) é feita com base no tamanho da sua rede. As redes locais em esmagadora maioria utiliza endereços de classe C.

O esquema de IPs visto neste artigo é conhecido como IPv4 que pode ter, como já foi dito, até 4.294.967.296 endereços IP dispositivos conectados à rede. É claro que em poucos anos essa quantidade de dispositivos conectados à Internet terá sido atingida. Por isso, já foi padronizado o endereçamento IP que usa 128 bits em vez de 32 bits. Esse enderaçamento é chamado de IPv6. Com 128 bits é possível endereçarmos 340.282.36.920.938.463.374.607.431.770.000.000 dispositivos diferentes. Só a título de curiosidade, alguém calculou que com esse número dá para termos 1.564 endereços IP por metro quadrado da superfície do planeta Terra.

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/o-que-e-o-endereco-ip/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Leave a Reply