O que é Kernel do Linux, sua função e versões?

O que é Kernel? É o kernel que controla todo o hardware do computador. Ele pode ser visto como uma interface entre os programas e todo o hardware. Cabe ao kernel as tarefas de permitir que todos os processos sejam executados pela CPU e permitir que estes consigam compartilhar a memória do computador.

o que é kernel

Agora que sabe o que é Kernel, entenda as suas versões:

Periodicamente, novas versões do kernel do Linux são lançadas para melhorar uma determinada função da versão anterior, para corrigir vulnerabilidades e para adicionar recursos ao kernel, principalmente compatibilidade com novos hardware.
Cada versão do kernel é representada por 3 números distintos separados por pontos, sendo que um quarto número pode ser usado, quando uma falha grave no kernel é descoberta. Por exemplo: 2.6.21.3. O primeiro número indica a versão do kernel. Note que esse número muda raramente: a última alteração (até o encerramento deste artigo) ocorreu em 1996, quando o kernel passou da versão 1 para a versão 2. O segundo número indica a última revisão feita até o momento naquela versão do kernel. O terceiro número, por sua vez, indica uma revisão menor, como se fosse uma “revisão da última revisão” do kernel. Note que o terceiro número pode ser acompanhado de pequenas siglas. Uma que costuma aparecer com frequência é a sigla “rc” (release candidate), que indica a disponibilização de uma versão ainda não oficial, por exemplo: 2.6.22-rc1. Há siglas que apontam uma versão trabalhada por um desenvolvedor em específico, como a “mm”, que indica as alterações feitas por Andrew Morton.

Bibliografia:

Info Wester

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/o-que-e-o-kernel-do-linux/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Leave a Reply