O que é Placa Mãe e qual é a sua função?

O que é placa mãe? Entre as placas que compõem o PC, merece destaque especial a placa mãe. Ela é responsável pelo encaminhamento dos dados de um lado para o outro, ou seja, de dispositivos externos para o processador ou para a memória. Além de permitir o tráfego de informação, a placa mãe também alimenta alguns periféricos com a energia eléctrica que recebe da fonte do gabinete. Todas essas funções tornam o nome “mãe” ter toda a lógica.

o que é placa mãe

O que é placa mãe?

A sua qualidade determina o quanto o seu sistema será eficiente. A placa mãe junta os seus principais componentes vitais para o funcionamento do computador, incorpora o processador, as memórias, as interfaces, chipsets e a BIOS. A placa mãe também é conhecida por: motherboard, placa de CPU, placa de sistema, placa principal, entre outras.

É na placa mãe que serão inseridas outras placas, chamadas de placa de interface, placas de expansão ou placa auxiliares. A conexão destas placas é feita através de conectores chamados de slots de expansão, ou simplificando, apenas slots.

A placa mãe também costuma carregar diversos recursos. Alguns modelos dispõem, por exemplo, saída de vídeo. Nestes casos, a placa possui um processador gráfico embutido, ou usa as capacidades gráficas do processador da máquina.

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/o-que-e-placa-mae/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Deixe um Comentário