O que é Proxy e como funciona?

O que é Proxy? Proxy é um servidor que funciona como intermediário entre o computador do usuário e a Internet.

o que é Proxy

Proxy

Agora que já sabe o que é Proxy, veja como funciona:

Os servidores proxy economizam largura de banda, pois armazenam uma cópia das páginas da Internet visitadas frequentemente. Quando um browser pede uma página armazenada na cache do servidor Proxy, esta é fornecida pelo servidor Proxy, tornando-se mais rápido do que ir à Internet. Os servidores Proxy também melhoram a segurança através da filtragem de algum conteúdo da Internet, estes verificam se o pedido não vai de encontro a nenhuma regra de filtragem estipulada, por exemplo, podem haver filtros relacionados com endereços IP, www e/ou protocolos.

Os servidores proxy são utilizados sobretudo por redes em organizações e empresas. Normalmente, as pessoas que se ligam à Internet a partir de casa não utilizam um servidor proxy.

Existem vários tipos de servidor proxy, na qual se destaca a proxy transparente, que é um método para obrigar os utilizadores de uma rede a utilizarem o proxy.  A transparência é conseguida interceptando por exemplo, o tráfego HTTP e reencaminhando-o para o proxy mediante a técnica ou variação de port forwarding. Assim, independentemente das configurações explícitas do utilizador, a sua utilização estará sempre condicionada às políticas de utilização da rede.

Bibliografia:

Microsoft

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/o-que-e-proxy-e-como-funciona/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Uma Resposta

Deixe um Comentário