O que é e qual a diferença entre SATA e IDE e SATA2?

SATA e IDE são dois tipos de conexão para discos rígidos e dispositivos semelhantes. A finalidade deste tipo de conexão é permitir a ligação de dispositivos de dados que exigem grande capacidade e velocidade.

Padrão IDE

O IDE (Integrated Drive Eletronics), foi o primeiro padrão que integrou  a controladora com o Disco Rígido. O IDE também conhecido como PATA (Parallel Advanced Technology Attachment). Utilizam um cabo flat IDE paralelo de 40 ou 80 vias.

Cabo IDE

Cabo IDE

SATA

O SATA (Serial Advanced Technology Attachment), foi o sucessor do IDE. Os Discos Rígidos que utilizam o padrão SATA transferem  os dados em série e não em paralelo como o IDE. Como ele utiliza dois canais separados, um para enviar e outro para receber  dados, isto reduz os problemas de sincronização e  interferência.  O cabo possui somente 7 vias (2 vias para transmissão, 2 vias para recepção e 3 vias
para aterramento). Sua menor espessura permite que ocorra uma melhor ventilação e melhor circulação de ar na parte interna do computador.

Cabo SATA

Cabo SATA

Existem dois padrões de controladores SATA: o SATA 150 (ou SATA 1.5 Gbit/s ou  SATA 1500), o SATA 300 (SATA 3.0 Gbit/s ou SATA 3000) e o SATA 600 (ou SATA 6.0  Gbit/s).

SATA II

É chamado de SATA II ou SATA 2, basicamente todos os produtos da segunda geração  do SATA (aquela com especificação de 3.0Gbit/s). A diferença entre o SATA e o  SATA II é a basicamente a velocidade para transferência de dados.

Diferença entre a quantidade de pinos e a velocidade da taxa de transferência entre SATA e IDE:

Na tabela seguinte, poderá ver a diferença entre a quantidade de pinos e a velocidade da taxa de transferência dos padrões mencionados anteriormente.

SATA e IDE

Diferenças entre SATA e IDE

Bibliografia:

TECMUNDO

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/o-que-e-sata-e-ide-sata2/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

2 Comments

  1. Augusto
  2. Daniel Diniz

Escreva um Comentário