O que é Spyware, qual a sua origem e como combatê-lo?

O que é Spyware? Spyware é um programa espião automático, que tem como função, recolher informações sobre as actividades realizadas na Internet, essa informação é transmitida para uma entidade externa na Internet. Este tipo de software instala-se normalmente sem o consentimento do usuário.

o que é spyware

O que é Spyware?

Os Spywares funcionam como uma ferramenta de monitoramento das informações, estes podem ser desenvolvidos por empresas comerciais, com o propósito de monitorar os costumes dos utilizadores e vender essas informações para empresas de publicidade pela Internet.

Existem Spywares embutidos nos vírus que têm como objectivo roubar dados confidenciais, como por exemplo, dados bancários, determinados arquivos ou documentos pessoais. Este tipo de Spyware instala-se sem que o utilizador perceba.

O Spyware poderá não apresentar sintomas depois de infectar o computador, mas existem sinais em que pode desconfiar que o seu computador foi infectado, como por exemplo, alterações nas definições do computador ou o seu computador ficar lento.

Qual a origem do Spyware e como combatê-lo?

O Spyware é instalado sobretudo através de software gratuito, como por exemplo, partilha de ficheiros, protecções de ecrã ou barras de ferramentas de pesquisa.

Para combater os Spywares, deverá ter instalado programas anti-spywares. O Windows Defender é um bom anti-spyware para a plataforma Windows. Este ajuda a impedir a instalação ou execução no computador de Spyware. A maioria dos antivírus também têm protecção contra Spyware, estes devem ser mantidos actualizados. O seu sistema operativo também deve estar actualizado, as actualizações de segurança são importantes para ajudar a impedir a instalação de Spyware sem conhecimento do utilizador. Quando visita Web Sites, leia atentamente os contratos de licença antes de transferir algo que o site ofereça.

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/o-que-e-spyware/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Deixe um Comentário