O que é SSD? Quais as diferenças para o HDD?

O que é SSD? Um disco SSD (solid-state drive), que significa unidade de estado sólido. É um dispositivo de armazenamento de dados que usa o estado sólido de memória para armazenar dados.

o que é SSD

O que é um SSD?

O SSD é um dispositivo electromecânico que contêm discos giratórios e cabeças móveis de leitura/gravação. Com a utilização de microchips os dados são mantidos em chips de memória volátil e não contêm partes móveis. Estes dispositivos utilizam memória flash (tecnologia semelhante às utilizadas em pendrives e cartões de memória).

O que é SSD você já sabe, veja agora algumas diferenças para o HDD:

Em relação aos discos rígidos tradicionais(HDDs), os SSDs são tipicamente menos susceptíveis a choques físicos (factor determinante nos computadores portáteis), são mais resistentes pois não contêm partes mecânicas, são mais silenciosos e têm menor tempo de acesso e latência. Os SSDs usam a mesma interface que as unidades de disco rígido , portanto, são facilmente substituídos na maioria das aplicações e têm um peso menor comparado com os discos rígidos.

O consumo de energia é bastante baixo ao contrário do preço por GB de espaço que é alto, logo comparitavamente ao HDD será a grande desvantagem, no entanto com o desenvolvimento e aposta por parte das empresas no SSD a tendência é para o HDD desaparecer.

Bibliografia:

Wikipédia

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/o-que-e-ssd/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Leave a Reply