O que é Certificado Digital e como funciona?

O que é Certificado Digital? Um certificado digital é um conjunto de dados que inclui, entre outros elementos, a identificação de uma entidade (uma pessoa, por exemplo) e a sua chave pública. Sobre este conjunto é gerada uma assinatura digital, a qual fica a ser parte integrante do certificado. Quando alguém deseja obter a chave pública daquela entidade, só tem de obter o certificado digital, verificar a validade da assinatura e extrair a chave desejada.

o que é certificado digital

O que é Certificado Digital?

Um certificado digital providencia as garantias de autenticação e não-repúdio, pois fornece uma ligação inequívoca entre uma chave pública e o seu possuidor. Por força da relação entre a chave pública e a privada, aquela ligação é extensível a esta chave, apenas conhecida pelo possuidor.

Um certificado digital pode conter outros elementos relativos ao seu detentor, como dados pessoais, instituição onde trabalha e cargo desempenhado. Uma das potencialidades destes certificados é a sua utilização como mecanismo de autorização, uma vez que podem conter a informação necessária para a verificaçãode poderes. Por exemplo, através de um certificado digital uma instituição pode delegar poderes num seu colaborador para assinar contratos.

Outro dos elementos presentes num certificado é a sua data de validade. Em geral, um certificado não é eterno, expirando ao fim de algum tempo. Depois de passado este prazo, o certificado não deve ser utilizado, devendo ser renovado. O processo é análogo ao de um cartão de cidadão, carta de condução ou passaporte.

Um certificado normalmente contem:

  • Informações referentes a entidade para o qual o certificado foi emitido (nome, email, etc.)
  • A chave pública referente a chave privada de posse da entidade especificada no certificado
  • Período de validade
  • A localização do “centro de revogação”
  • A(s) assinatura(s) da(s) AC/entidade(s) que afirma que a chave pública contida naquele certificado confere com as informações contidas no mesmo

Um certificado digital pode ser revogado por alguma razão antes de terminar o seu prazo de validade. Por exemplo, a chave privada do seu possuidor pode ter sido descoberta. Nestas circunstâncias, o certificado deve deixar de ser utilizado para qualquer finalidade.

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/o-que-e-um-certificado-digital/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Leave a Reply