O que é disco rigido (HDD) e como funciona?

O que é disco rigido? O disco rígido ou HDD(hard disk drive) é um dispositivo usado em computadores com a função armazenar dados. No HDD é guardado qualquer tipo de informação, desde uma simples foto pessoal como dados usados pelo sistema operativo. Basicamente o papel principal do disco rígido é armazenar dados. As informações contidas no disco rígido não se perdem quando desligamos a máquina, por este conter uma memória não-volátil.

A maioria das pessoas preocupa-se mais com a capacidade do disco rígido, do que com o seu desempenho. O disco rígido é muito mais lento que o processador e a memória RAM e portanto a escolha de um disco de alto desempenho é de vital importância para um computador de alto desempenho. Acontece que, quanto mais rápido for um disco rígido, mais caro ele é. Com isso, discos rígidos de alto desempenho acabam por se destinar a aplicações que exijam desempenho, por exemplo, os servidores de arquivos.

Vários factores internos influenciam o seu desempenho: a velocidade da rotação do disco, o tamanho do buffer (memória RAM temporária existente dentro do disco rígido) e a quantidade de sectores que o disco rígido transfere por vez.

o que é disco rigido

O que é disco rigido HDD e como funciona?

O que é disco rigido você já sabe, veja agora com funciona?

Os pratos de um HDD são onde os discos são armazenados, normalmente são de alumínio cobertos por um material magnético e por mais uma camada de material protector.

Os discos ficam posicionados sob o motor, que é responsável por fazê-los girar. Os HDDs também possuem um dispositivo chamado de cabeça de leitura e gravação (uma espécie de agulha). Os dados são lidos e gravados sem que a agulha encoste no disco. Isso só acontece porque o HDD é hermeticamente fechado e em consequência à alta velocidade em que o disco é submetido, a cabeça de leitura acaba sendo expelida para cima. Nos últimos modelos de HDD, a cabeça de gravação conta com dois componentes, um tem a responsabilidade de gravar e outro dedicado à leitura.

O atuador do HD é responsável por mover o braço acima da superfície dos pratos e com isso permitir que as cabeças de leitura executam o seu trabalho. O atuador funciona por atração/repulsão magnética.

A parte responsável por todo o armazenamento de dados são os discos magnéticos. Apesar destes serem considerados bastante frágeis, eles são extremamente resistentes.

Os discos rígidos HDD estão a ser ultrapassados por os discos SSD e a tendência é para o HDD desaparecer.

Bibliografia:

Oficinadanet

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/o-que-e-um-disco-rigido/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Leave a Reply