O que é Worm? Como se proteger?

O que é Worm?

Um worm, tal como um vírus, foi concebido para se copiar de um computador para outro, mas de forma automatizada. Primariamente, toma controlo de funções do computador que permitem transportar ficheiros ou informações. O worm, depois de entrar no sistema, pode movimentar-se sozinho.

o que é worm

Um dos grandes perigos dos worms é o facto de se poderem duplicar em grande volume. Como exemplo, um worm pode enviar cópias de si próprio para todas as pessoas do seu livro de endereços de correio electrónico, e os computadores dessas pessoas farão o mesmo, causando um efeito de avalanche, resultando em congestionamentos nas redes das empresas e em toda a Internet. Quando são libertados novos worms, estes espalham-se bastante depressa. Entopem as redes e podem criar grandes períodos de espera para abrir páginas na Internet.

Um worm normalmente espalha-se sem interacção por parte do utilizador e distribui cópias completas (possivelmente modificadas) de si próprio através das redes. Um worm pode consumir memória ou largura de banda, o que pode fazer com que um computador fique bloqueado.

Como os worms não precisam de se propagar através de um programa ou ficheiro, podem infiltrar-se no sistema do utilizador e permitir que outra pessoa possa assumir o controlo do seu computador à distância.

Agora que sabe o que é Worm veja como se proteger:

Recomenda-se que instale software anti-malware em todos os seus dispositivos – incluindo PC, computadores portáteis, Mac e smartphones – e que a sua solução anti-malware seja atualizada regularmente para protegê-lo contra as ameaças mais recentes. Um bom produto de software anti-malware, como o Kaspersky Anti-Virus detecta e evita infeções de vírus e worms no seu PC.

Bibliografia:

Microsoft

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/o-que-e-um-worm/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

No Responses

Leave a Reply