O que é Firewall e qual a sua função principal?

O que é Firewall? Já todos ouvimos falar de ataques de hackers a certo sites da Internet, podem ser solucionados com a utilização de uma Firewall. A Firewall pode aumentar significativamente o nível de segurança de um site ou rede e ao mesmo tempo permitir o acesso a serviços da Internet que podem ser essenciais.

Uma Firewall é simplesmente um programa ou um despositivo de hardware que filtra a informação que nos chega através da ligação à Internet, até ao nosso computador ou rede privada. Caso um determinado pacote de informação esteja referenciado pelos filtros do Firewall, ele pura e simplesmente não deixa entrar.

o que é firewall

O que é Firewall?

A Firewall não é simplesmente um router, um computador ou mesmo um sistema que assegura a segurança e inviolabilidade de toda a rede; é uma aproximação à segurança, ajuda a implementar políticas de segurança que definem os serviços e acessos que serão aceites, assim como implementar essas políticas em termos de configuração de rede. O papel principal da Firewall é controlar o acesso de uma rede protegida. Implementa as políticas de acessos forçando as ligações a passar através dele e assim poder examiná-las e avaliá-las.

A políticas de um firewall são baseadas, em dois princípios: todo tráfego é bloqueado, excepto o que está declaradamente autorizado; todo tráfego é permitido, excepto o que está declaradamente bloqueado.

Um sistema de Firewall pode ser composto por um router, um computador pessoal, um servidor ou uma série de servidores, especificamente configurados para filtrar as tentativas de intrusão num site ou numa rede. O sistema de Firewall está normalmente localizado no nível mais elevado da gateway, tal como a ligação de um site ou de uma rede à Internet, no entanto, é vulgar encontrar Firewalls nos níveis mais baixos, tais como computadores individuais.

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/o-que-e-uma-firewall/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Deixe um Comentário