O que são redes Ad Hoc e quais as suas vantagens?

Redes Ad Hoc são um tipo de rede que não possuem um nó ou terminal especial, dispensam um ponto de acesso. Uma rede de computadores ad hoc é aquela na qual todos os terminais funcionam como routers, que encaminham de forma comunitária as comunicações provenientes dos terminais vizinhos.

redes ad hoc

Ao contrário das redes convencionais que é necessário que exista um ponto de acesso pela qual todas as informações de rede irão passar, nas redes ad hoc os dispositivos podem comunicar directamente entre si.

Quais as vantagens das redes Ad Hoc?

Uma vez que uma infraestrutura fixa não é um pré-requisito, as redes ad hoc podem ser montadas rapidamente. Isso torna essas redes adequadas a situações onde não há outra infraestrutura de comunicação presente ou onde tal infraestrutura não possa ser usada por razões de segurança, custo, etc.

Além disso, como as redes ad hoc não dependem de alguns terminais críticos para determinar sua organização e controle, sua performance não é afetada se um determinado terminal da rede falhar ou mesmo sair da rede. Novos terminais podem ser adicionados facilmente à rede sem prejuízos para a comunicação.

Bibliografia

Wikipédia

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/o-que-e-uma-rede-ad-hoc-quais-vantagens/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Deixe um Comentário