O que é VPN e como funcionam estas ligações?

O que é VPN? Virtual Private Network (VPN) e como o nome indica, permite criar uma rede privada virtual sobre uma rede. A necessidade de comunicar de forma segura levou ao desenvolvimento de diversos protocolos, operando aos vários níveis protocolares, que implementam as primitivas de autencidade, não-repúdio, confidencialidade e integridade. Estes protocolos permitem criar túneis de comunicação seguros entre dois dispositivos, dentro dos quais pode ser transmitida informação independentemente do protocolo. Este tipo de túnel designa-se por Virtual Private Uma VPN deve ser considerada como um ambiente de comunicações de acesso restrito a uma comunidade específica, construído sobre um meio de comunicações partilhado.

As VPNs constituem um elemento muito importante na infra-estrutura de comunicações de uma organização. De facto, não só permitem aos utilizadores remotos o acesso à rede interna, como são um meio de estender a rede a locais geograficamente afastados como, filiais ou qualquer outra instalação de dimensão variável.

O que é VPN você já sabe, mas como funcionam estas ligações?

o que é VPN

O que é VPN e como funcionam estas ligações?

Para criar uma rede VPN não necessário pelo menos dois computadores conectados à Internet e um programa de VPN instalado em cada máquina. O processo para o envio dos dados é o seguinte:

– Os dados são criptografados e encapsulados.

– Algumas informações extras, como o número de IP da máquina remetente, são adicionadas aos dados que serão enviados para que o computador receptor possa identificar quem mandou o pacote de dados.

– O pacote contendo todos os dados é enviado através do “túnel” criado até à máquina de destino.

– A máquina receptora irá identificar o computador remetente através das informações anexadas ao pacote de dados.

– Os dados são recebidos e desencapsulados.

– Finalmente os dados são descriptografados e armazenados no computador de destino.

No processo de uma rede VPN são usadas as seguintes tecnologias:

–  Encapsulamento (Tunneling), que permite a ligação virtual entre as redes (privadas) nos extremos do túnel e consiste basicamente, em encapsular um pacote original num outro que é transmitido pela rede pública, tornando opaco o pacote original. O túnel é caracterizado pela identificação dos respectivos extremos (endereços IP) e pelo protocolo de encapsulamento utilizado;

– Autenticação para verificação da identidade dos utilizadores e dos dispositivos envolvidos. A autenticação pode ser suportada por mecanismos mais simples, baseados em username e password, com recursos a uma infra-estrutura de chaves públicas;

– Mecanismo de hashing para garantir a integridade das mensagens durante a travessia da rede pública;

– Cifragem para assegurar a confidencialidade da informação transmitida no túnel.

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/o-que-e-vpn-como-funciona/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Uma Resposta

  1. Liamari de Araújo

Deixe um Comentário