O que é Wireless, seus tipos de padrões e como funciona?

O que é Wireless? A palavra Wireless significa sem fio (wire: fio, cabo; less: sem). Se houver a comunicação entre pelo menos dois dispositivos sem o auxílio de fios ou cabos, há uma comunicação sem fio.

Na imagem seguinte, é possível observar que vários equipamentos podem usufruir da comunicação sem fio.

o que é wireless

O que é Wireless?

O que é Wireless e como funciona?

A tecnologia Wireless permite qualquer tipo de conexão para transmissão de informações entre pontos distantes, sem precisar de fios. Existem diferentes tipos de Rede Wireless, como por exemplo, Bluetooth ou Banda Larga sendo a mais comum a tecnologia Wi-Fi. Todos estes termos designam redes que utilizam comunicação sem fios graças ao uso de ondas de rádio.

As redes Wireless funcionam através de equipamentos que usam radiofrequência, como os walkie-talkies, que comunicam via ondas de rádio. Podemos definir Wireless como uma transferência de informação entre dois ou mais pontos, que não estão ligados fisicamente, a distância pode ser variável, podendo ser curta como acontece com o comando da TV, ou pode ser extremamente longa, no caso de transmissão via satélite.

Esta transmissão dá-se a partir de um ponto no qual existe uma Internet tradicional, onde é instalado uma antena e um rádio de transmissão que envia sinal em alta frequência para determinada distância. A difusão do sinal pode ser aberta (sem password) ou fechada (com password).

Tipos de padrões de rede Wireless:

Existem diversos padrões para as Redes Wireless, vamos dar destaque a 3 padrões principais : 802.11b, 802.11a e 802.11g. Confira os mesmos.

802.11a – Opera numa frequência de 5Ghz, por ser uma frequência menos utilizada, oferece grande confiabilidade. Fornece uma velocidade mais rápida que o padrão 802.11b (até 54 Mbps), porém tem um alcance operacional menor. A partir dos 30 metros existe uma redução de velocidade, porém para alcances menores situa-se entre 22 e 40 Mbps.

802.11b – é o tipo de rede wireless mais popular, com velocidade máxima de 11 Mbps e com um alcance máximo operacional de 100 metros em ambiente fechado e 180 metros em área aberta. A velocidade de acesso depende bastante da distância ao ponto de acesso. A 20 metros a velocidade anda à volta dos 11 Mbps. Em alcances de 80 a 100 metros a velocidade pode baixar para 1 Mbps ou menos, podendo causar perda de sinal e lentidão na ligação. A frequência é de 2.4 Ghz, o que pode causar problemas com telefones sem fio ou fornos de microondas.

802.11g – é o tipo de rede sem fio que combina conceitos da 802.11a e 802.11b, conhecida como tecnologia “G”, apresenta velocidade do 802.11a, mas é totalmente compatível com redes 802.11b existentes. É mais acessível economicamente que a tecnologia 802.11a, mas ainda usa a frequência de 2.4 Ghz, o que ainda pode ocasionar interferências de outros dispositivos. É uma ponte entre 802.11a e b ao mesmo tempo que fornece uma versão melhorada para uma rede “b”. O alcance é o mesmo que 802.11b, não é compatível com o padrão “a”.

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/o-que-e-wireless/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Deixe um Comentário