Vírus de computador, o que são e qual o seu objectivo?

Vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores que infecta o sistema. Estes programas são desenvolvidos com o intuito de causar algum tipo de dano ao usuário do computador. Mas não são só nos computadores que os vírus aparecem, com a evolução da tecnologia, o seu dispositivo móvel também poderá ser infectado.

vírus de computador

O que são vírus de computador?

A maioria das contaminações ocorre pela acção do usuário, executando o arquivo infectado recebido, por exemplo, por um anexo de um email. A contaminação também pode ocorrer por meio de arquivos infectados em pen drives ou DVDs. A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desactualizado, que podem causar o recebimento e execução do vírus inadvertidamente.

Nos dispositivos móveis para você ser infectado, basta por exemplo, instalar alguma app maliciosa ou entrar em links prejudiciais.

Qual a objectivo de um vírus de computador?

A finalidade de um vírus de computador pode ser simplesmente para diversão de quem o concebe ou para roubar informações sigilosas, tal como passwords de contas bancárias, este tipo de vírus é chamado de cavalo de tróia ou trojan. Outro tipo de vírus conhecido é o chamado Worm, este tipo de vírus multiplica-se sozinho e consegue afectar outros computadores através da Internet.

Como se proteger?

Todos os dias são concebidos vírus novos, a melhor forma de se proteger, seja no seu computador, tablet ou smartphones é ter um anti-vírus instalado e actualizado, tanto os anti-vírus Kaspersky ou Avast são óptimas soluções.

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/o-que-sao-virus-de-computador/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Deixe um Comentário