POP ou IMAP, qual a diferença e qual escolher?

Está com dúvidas entre qual protocolo escolher? POP ou IMAP? vamos por partes:

O protocolo POP (post Office Protocol) é um protocolo padrão para obtenção de correio electrónico. O protocolo POP controla a ligação entre um cliente de correio electrónico POP e um servidor no qual o correio electrónico está armazenado.

O protocolo IMAP (Internet Message Access Protocol) é um protocolo de gerenciamento de correio electrónico superior em recursos ao POP3, protocolo que a maioria dos provedores oferece aos seus assinantes. A última versão do IMAP4. O mais interessante é que as mensagens ficam armazenadas no servidor e o usuário pode ter acesso às suas pastas e mensagens em qualquer computador, tanto por webmail como por cliente de correio electrónico (como o Outlook, o Thunderbird, entre outros).

POP ou IMAP? Qual a diferença e qual escolher?

POP ou IMAP

Quando nos conectamos por POP, todas as mensagens são descarregadas ao computador do cliente, com IMAP por padrão, só são descarregadas as mensagens que o cliente solicitar, o cliente vai descarregar apenas o cabeçalho das mensagens não lidas, ou seja, informações sobre o remetente, assunto e data da mensagem, bem como se possui ou não anexo. Por utilizar esta abordagem de descarregar apensas os cabeçalhos das mensagens, dá uma força especial à economia de banda de internet (extremamente interessante para quem se conecta a partir de um telemóvel).

Normalmente quando se acessa a um correio com POP, as mensagens apagam-se do servidor enquanto que por IMAP ao visualizar uma mensagem não se apaga do servidor, a não ser que se elimine explicitamente.

Outras diferenças, é que com POP só se pode conectar um usuário para descarregar o correio electrónico e com IMAP podem-se conectar mais do que um usuário à mesma conta.

Quanto ao mais recomendável, POP ou IMAP? Isso depende do uso que der ao seu correio e o modo de conexão.
Com POP pode descarregar todas as mensagens no seu computador num pequeno espaço de tempo e logo poderá vê-las, mesmo que não esteja conectado à Internet. Também pode escrever todas as respostas sem estar conectado e logo voltar a se conectar à Internet para enviar as respostas.
Com IMAP você tem que estar conectado à Internet todo o tempo que estiver a ler os seus emails e responder às mensagens. Se perder a conexão à Internet não poderá aceder ao seu correio recebido, porque está armazenado no servidor de correio e não no seu computador.

Sendo assim, com POP se descarregar as mensagens estarão salvas no seu computador e terá que ter o seu computador para ler o correio antigo. Se for vê-las por IMAP continuarão a estar armazenadas no servidor até você as apagar. O protocolo IMAP possibilita ao usuário uma menor quantidade de dados armazenados na sua máquina.

O protocolo IMAP, tal como o POP, não pode ser usado para enviar mensagens, apenas para descarregá-las. O envio de mensagens deve ser feito com o uso de um servidor SMTP.

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/pop-ou-imap-diferenca/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Leave a Reply