Como proteger a identidade ao utilizar o Facebook?

O Facebook é um dos sites mais influentes na Internet para partilhar informação. Alguma desta informação pode ser ótima para partilhar com pessoas que conhece, mas também é uma mina de ouro para pessoas que pretendem furtar a sua identidade. Vamos ver então, como proteger a sua identidade no Facebook:

1. Para alterar as definições de privacidade do perfil do Facebook, clique em “Conta” no canto superior direito e seleccione “Definições de privacidade”.

2. Agora pode escolher as suas definições de privacidade. As definições estão divididas por secções: Informação Básica no Directório, Partilhar no Facebook, Aplicações e Sites e Listas de Bloqueios. A secção que mais se destaca é a de “Partilhar no Facebook” é sobre quem irá ver a informação do seu perfil. Opte por Apenas amigos e clique em “Aplicar estas definições”.

Como proteger a sua identidade no Facebook

Como proteger a sua identidade no Facebook

3. O Facebook é ideal para permitir que antigos amigos entrem em contacto, logo, promover o seu site e e-mail pode ser uma boa ideia, mas não convém mostrar esta informação a todos para não ficar com a caixa de entrada repleta de spam. Defina quem pode aceder-lhe , em Informação de contacto, para isso escolha “Personalizar definições” na mesma secção do passo 2. Opte para todas as opções “Apenas eu”.

Proteger Informação do Contacto no Facebook

Proteger Informação do Contacto no Facebook

4. Na secção Aplicações e Sites destaco as categorias “Informação acessível através dos teus amigos” e “Pesquisa Pública”.

Proteger Identidade no Facebook em Aplicações e Sites

Proteger Identidade no Facebook em Aplicações e Sites

As aplicações podem ser divertidas, mas quando um amigo junta uma ao mural, esta pode aceder aos dados dele, incluindo o seu perfil. Clique em “Editar definições” para a categoria “Informação acessível através dos teus amigos” e retire o visto das caixas para evitar que programas de terceiros vejam o seu perfil.

Informação acessível através dos teus amigos - Privacidade no Facebook

Informação acessível através dos teus amigos - Privacidade no Facebook

5. A categoria “Pesquisa pública” abre uma página onde pode definir quem pode pesquisar por si. A opção mais importante é a listagem de Pesquisa Pública. Caso esta opção esteja seleccionada, as pessoas podem inserir o seu nome num motor de busca, como o Google e encontrar o seu perfil. É uma componente essencial a retirar para evitar que pessoas desconhecidas encontrem o seu perfil.

Pesquisa pública - Privacidade no Facebook

Pesquisa pública - Privacidade no Facebook

6. Na categoria “Listas de Bloqueios” pode juntar pessoas ou endereços de e-mail a listas de utilizadores bloqueados, para que não vejam o seu perfil e/ou interajam consigo.

Depois destes passos, o seu perfil do Facebook e a informação pessoal nele contida estão agora a salvo de olhos desconhecidos e intrometidos. Isto não altera a forma como intereje com os seus amigos no Facebook, apenas significa que pode tirar partido do Facebook sem se preocupar com roubos de identidade.

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/proteger-identidade-facebook/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Deixe um Comentário