Protocolo RTP o que é e como funciona?

Protocolo RTP o que é e como funciona?

Protocolo RTP (Real-time Transfer Protocol) é um protocolo de redes utilizado em aplicações de tempo real, como por exemplo na voz sobre IP. Este protocolo funciona na camada 4 do Modelo OSI, a chamada camada de transporte.

O protocolo RTP é executado sobre o prococolo UDP, este é um protocolo simples, sem conexão e que combinado com o RTP consegue multiplexar os diversos fluxos de informações multimídia, sobre um único fluxo de pacotes UDP. O RTP define como deve ser feita a fragmentação do fluxo de dados de áudio, adicionando a cada fragmento informação de sequência e de tempo de entrega.

É possível verificar no cabeçalho do protocolo RTP um campo especifico para as informações de tempo (timestamp). Essas informações são usadas para determinar o jitter e outros atrasos na rede.

protocolo RTP

Cabeçalho do Protocolo RTP

Para monitorizar a qualidade de serviço o protocolo RTP utiliza um protocolo de controle chamado RTCP (Real-Time Control Protocol). Este protocolo não transporta qualquer tipo de dados pois a sua principal função é fornecer feedback sobre as informações de propriedade da rede (controle de fluxo e congestionamento) para os utilizadores de uma conferência multimídia.

A combinação RTP e RTCP não garante a entrega de pacotes e nenhum mecanismo de qualidade de serviço, no entanto possibilita o controle da qualidade observada na rede. Permite acompanhar o fluxo de bits, a quebra dos blocos de dados em pacotes, a transmissão pela rede, a reprodução do fluxo de bits no receptor e, para minimizar o número de pacotes perdidos, o protocolo transporta informações de temporização possibilitando que o receptor tente compensar o atraso.

Bibliografia:
Teleco

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/protocolo-rtp-como-funciona/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Deixe um Comentário