Como funciona a resolução de endereços no DNS?

Depois de termos visto a resolução de nomes em endereços IP. O processo inverso, isto é, a resolução de endereços IP em nomes de computadores, é frequentemente utilizado, não só em mecanismos de autenticação, como em situações em que pode ter interesse conhecer o nome correspondente a um endereço IP registado num ficheiro de log.

Para conseguir uma resolução de endereços em nomes de modo simples e eficaz, foi criado um subdomínio da raiz do espaço de nomeação – in-addr.arpa – que é estruturado com os números que constituem os endereços IP.

O domínio in-addr.arpa pode ter 254 subdomínios correspondentes aos valores possíveis no primeiro byte de um endereço IP. Cada um destes subdomínios pode ter outros 254 subdomínios igualmente correspondentes aos valores dos restantes bytes do endereço. Deste modo, é possível incluir, neste domínio, todos os endereços IP disponíveis na Internet.

resolução de endereços

Domínio in-addr.arpa

Considere-se então, um computador www.dominio.pt com o endereço IP 192.168.0.40 representado no figura anterior. Para efeitos de exposição, usa-se um endereço da gama de endereços privados, embora esses endereços não apareçam no domínio in-addr.arpa. Percorrendo a árvore do mesmo modo que na resolução de nomes em endereços, verifica-se que o FQDN correspondente ao endereço deste computador será 40.0.168.192.in-addr.arpa. ou seja, o endereço IP aparece em sentido inverso, com o byte menos significativo à esquerda. O registo no servidor de nomes deverá, então, ser feito neste mesmo sentido. Assim o servidor de nomes da instituição detentora da rede de classe C 192.168.0/24, manterá informação relativa à zona 0.168.192.in-addr.arpa. onde será indicado que ao domínio 40.0.168.192.in-addr.arpa., corresponde o nome www.dominio.pt. Daqui se pode concluir que a informação de mapeamento entre nomes e endereços IP será armazenada em dois pontos do espaço de nomeação, sendo da maior importância garantir a integridade desta informação.

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/resolucao-de-enderecos-dns/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Deixe um Comentário