Como funciona a resolução de nomes no DNS?

A figura seguinte ilustra o processo de pesquisa do DNS quando um computador cliente pretende resolver o nome www.faq.com. Para tal, através do resolver, solicita ao seu servidor de nomes, a execução desta tarefa (1).

resolução de nomes

Pesquisa Hierarquica do DNS

O servidor de nomes do cliente verifica que www.faq.com não faz parte do seu domínio e interroga o servidor de nomes da raiz (2). Este descobre o endereço IP de www.faq.com, mas tem uma referência para o servidor de nomes do subdomínio com, que devolve ao servidor de nomes (3). Este pode então, interrogar o servidor de nomes de com sobre o endereço IP de www.faq.com (4) e obter assim, uma referência para o servidor de nomes de faq.com que devolve ao servidor de nomes local (5). Este interroga, finalmente o servidor de faq.com (6) que pode resolver o endereço pretendido (7). Termina assim o processo de resolução e o servidor de nomes local devolve ao cliente o endereço IP correspondente ao nome solicitado.

A figura anterior sugere um comportamento distinto no funcionamento dos servidores de nomes. Note-se que o servidor de nomes local, após receber um query do resolver no sistema cliente, executa todo o trabalho de resolução do nome, trabalho este que termina com a devolução do endereço ao resolver.

No entanto, os outros servidores de nomes representados na figura, não se comportam do mesmo modo. De facto, estes ao receberem um query do servidor de nomes do cliente, limitam-se a responder com uma referência para um outro servidor de nomes que melhor possa responder ao pedido. O servidor de nomes contido nesta referência será então, interrogado pelo servidor de nomes do cliente.

Diz-se então, que o servidor de nomes do cliente aceitou um query recursivo do resolver e formulou queries não-recursivos aos outros servidores de nomes.

Pode-se concluir que quando um servidor de nomes aceita um query recursivo fica obrigado a responder com os dados solicitados e deste modo, assumir todo o trabalho de localização no espaço de nomeação da informação solicitada. Quando um servidor de nomes recebe um query não-recursivo, apenas responde com a informação de que dispõe, isto é, com a referência para outro servidor de nomes mais próximo da informação pretendida.

Os servidores de nomes sujeitos a um elevado número de pedidos, como é o caso dos servidores de raiz do espaço da nomeação de domínios, são configurados de modo a não aceitarem pedidos recursivos, pelo que as suas respostas são baseadas na informação local de que dispõem, geralmente uma referência para outros servidores de nomes mais próximos da informação solicitada no pedido.

Bibliografia:

Fernando Boavista. at al. – Administração de Redes Informáticas. – Lisboa: FCA, 2009. – p.75-76-77

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/resolucao-de-nomes-dns/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Leave a Reply