Tipos de Endereços IPv6

Tipos de Endereços IPV6: O RFC 4291 define três tipos de endereços IPv6: unicast, anycast e multicast. Não existem endereços de broadcast, dado que as suas funções podem ser desempenhadas pelos endereços multicast.

Os endereços unicast identificam uma única interface de uma máquina. Um pacote enviado para um endereço unicast será entregue à interface identificada pelo endereço. Existem várias formas de endereços unicast:

– Endreços unicast globais agregáveis, que permitem a agregação de endereços com base em máscaras de bits, de forma semelhante ao que se passa no CIDR com os endereços IPv4;

– Endereços site-local, originalmente usados para endereçamento dentro de um dado site, isto é, endereços sem prefixos globais e portanto, utilizáveis apenas numa dada zona (equivalentes aos endereços de uso privado do IPv4) e nunca encaminhado para fora da zona pelos routers;

– Endereços link-local, usados para endereçamento dentro de um dado link, para efeitos de autoconfiguração, descoberta de nós vizinhos ou quando não há routers presentes, nunca são encaminhados para outros links pelos routers. O prefixo correspondente a este tipo de endereços é “1111 1110 10”

Os endereços anycast identificam um conjunto de interfaces tipicamente pertencentes a diferentes nós. OS pacotes enviados para endereços anycast são entregues a uma das interfaces identificadas pelo endereço. A interface escolhida é a que se encontrar mais próximo, de acordo com a métrica utilizada pelos protocolos de encaminhamento em vigor.

Os endereços anycast utilizam o mesmo espaço de endereçamento que os endereços unicast, sendo sintaticamente indistinguíveis destes. O que torna um endereço unicast num endereço anycast é o facto de ele ser atribuído a mais do que uma interface. Por sua vez, os nós que têm interfaces com endereços anycast têm que ser explicitamente configurados para saber que esses endereços são endereços anycast e não unicast.

Os endereços multicast (prefixo “1111 1111”) identificam um conjunto de interfaces, tipicamente pertencentes a diferentes nós. Um pacote enviado para um endereço multicast é entregue a todas as interfaces identificadas pelo endereço.

Na imagem seguinte podemos ver a distribuição actual do espaço de endereçamento IPv6. De notar que os endereços especiais “unspecified address” (todos os bits a zero), “lookback adress” (todos os bits a zero excepto o bit menos significativo) e os endereços IPv6 com endereços IPv4 embutidos são atribuídos no espaço com o prefixo “0000 0000”.

tipos de endereços ipv6

Distribuição do Espaço de Endereçamento IPv6

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/tipos-de-enderecos-ipv6/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Deixe um Comentário