Que tipos de VPN existem?

Tipos de VPN – As VPN podem ser baseadas em conexão usuário-gateway e gateway-gateway. Podemos dividir as VPN em quatro tipos básicos:

Virtual Leased Line – VLL – O primeiro tipo de VPN é a VLL (e o mais simples), onde dois usuários estão conectados por um túnel IP que emula um circuito físico dedicado ou uma linha privada. O backbone IP é usado como entidade de enlace, transporta fim-a-fim, de forma transparente para o backbone. Vários túneis do tipo VLL podem começar a terminar em uma mesma estação.

Virtual Private Routed Network – VPRN – O segundo tipo é a VPRN corresponde à emulação de uma WAN (WID Area Network) com vários sites usando protocolo IP. Uma WAN se caracteriza pela necesscidade de configuração de endereços no nível de usuário da VPN e de provedor de serviço de rede. Ela consiste de uma rede de topologia não organizada (rede mesh) entre os roteadores do provedor de serviço. O VPRN trabalha enviando os pacotes na camada 3. Cada protocolo de rede necessita ter uma VPRN, ou eles são encapsulados no protoclo IP. O VPRN permite também controle de tráfego nos nós da rede evitando congestionamento.

Virtual Private Dial Network – VPDN – O terceiro tipo é a VPDN que permite aos usuários terem acesso remoto via linha discada (PPP – Point-to-Point Protocol). Neste caso a autenticação do usuário é muito importante, a qual pode ser feita por meio de um servidor. Esta forma de VPN permite o tunelamento com os protocolos IPSec ou L2TP. Quando o provedor de acesso discado impõe o uso de VPN como sendo obrigatório, esta forma é também chamada de tunelamento compulsório, sem o uso da VPN o osuário não consegue acesso aos recursos da rede do provedor. Quando o usuário faz uma VPN com um site remoto sem o envolvimento dos nós de rede intermediários, diz-se que o túnel é voluntário.

Virtual Private Lan Segment – VPLS – O quarto tipo de VPN é a VPLS, e emula um segmento de rede local usando o backbone IP. A VPLS é utilizada para prover o serviço de LAN transparente, e oferece serviço semelhante à emulação de LAN do ATM, onde segmentos de rede fisicamente afastados trocam pacotes pelo backbone ATM como estivessem no mesmo segmento de colisão de rede. A VPLS também oferece completa transparência aos protocolos, com tunelamento multiprotocolar, e suporta a broadcast e multicast.

Há vários protocolos de rede que podem ser utilizados para formar tipos de VPN. Entre eles podemos citar o L2TP, MPLS, IPSec, e GRE.

Bibliografia

Departamento de Ciência da Computação, Universidade de Brasília.

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/tipos-de-vpn/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

One Response

  1. Mbuela

Leave a Reply