O que é SSL e quais os seus objectivos?

O que é SSL? No inicio dos anos noventa, com o objectivo de proteger transacções efectuadas através de protocolos de aplicação como o HTTP, o LDAP ou o POP3, a Netscape desenvolveu o protocolo Secure Sockets Layer (SSL) que rapidamente teve uma aceitação generalizada. Mais tarde, o IETF reuniu os desenvolvimentos efectuados por vários fabricantes na norma Transport Layer Security (TLS). Dado que existe compatibilidade entre TLS e SSL, usa-se frequentemente, a designação comum TLS/SSL. Para avaliar a importância e o nível de confiança das soluções suportadas por TLS/SSL, basta ter em conta que este protocolo suporta, actualmente, todas as soluções de comércio electrónico, o que representa um volume de transacções de muitos milhões de euros.

o que é ssl

O que é SSL?

O que é SSL você já sabe, quais são os seus objectivos?

– Estabelecer uma ligação com segurança criptográfica entre duas entidades;

– Desenvolver aplicações que utilizem TLS, capazes de trocar parâmetros criptográficos, independentemente do ambiente de desenvolvimento;

– Acomodar novas tecnologias de chaves públicas e métodos de cifragem;

– Melhorar a eficiência, através de mecanismos de caching de sessões e reduzir o tráfego gerado.

O TLS/SSL é posicionado na pilha protocolar, a um nível intermédio entre as camadas de transporte e aplicação, e pode ser implementado segundo duas perspectivas:

– Integrado em aplicações específicas, como navegadores Web ou clientes de correio electrónico, que utilizam para estabelecer um túnel seguro com um servidor, dentro do qual processam a troca de informação. Como exemplos desta abordagem, pode-se referir o HTTPS, POPS ou IMAPS, entre outros;

– Como VPN genérico que complementa, com serviços de segurança, o protocolo de transporte (TCP) e que, de modo transparente, protege as aplicações.

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/vpns-secure-sockets-layer-ssl-tls/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Leave a Reply