Zona DNS vs Domínio DNS

Os conceitos de zona e domínio representam a área mais “cinzenta” do DNS. Os diversos servidores de nomes armazenam informação sobre uma parte do espaço de nomeação de domínios. Esta informação designada por “zona”, provém de ficheiros locais ou é recebida de outros servidores de nomes. Diz-se então, que o servidor de nomes tem autoridade sobre essa zona. O mesmo servidor de nomes pode ter autoridade sobre diversas zonas.

A figura seguinte pode ajudar a compreender estes conceitos:

zona dns versus dminio dns

Zona versus Domínio

Vamos imaginar um cenário como exemplo. Foi registado o domínio faq.com. Atendendo à sua dimensão e organização administrativa, decidiu-se estabelecer três subdomínios: admin.faq.com, market.faq.com e tech.faq.com. Para tal, o servidor de nomes do domínio faq deverá delegar autoridade aos servidores de nomes dos departamentos administrativos, marketing e técnico sobre as respectivas zonas. Nestes servidores, será armazenada a informação que permitirá traduzir os nomes de computadores de cada departamento em endereços IP. O servidor de nomes do domínio faq ficará, eventualmente, apenas com os ponteiros para os servidores de nomes que têm autoridade sobre as respectivas zonas.

Ainda no exemplo da figura, pode acontecer que o departamento de marketing, face à sua pequena dimensão, não tenha (ou não justifique) recursos suficientes para gerir o seu servidor de nomes. Neste caso, a informação de tradução de nomes em endereços IP dos computadores do departamento de marketing poderá ser mantida no servidor de nomes de domínio faq.com, ficando este servidor com autoridade sobre a zona market.faq.com.

Pode, assim, concluir-se que a zona corresponde a uma parte contígua do espaço de nomeação e ao respectivo conjunto de informação, armazenado num servidor de nomes. Uma zona pode conter informação relativa a vários domínios. De facto, a zona faq.com contém informação relativa ao do´minio faq.com e ao subdomínio market.faq.com. Quando não ocorrer delegação de autoridade, a informação da zona coincide com a informação do domínio. Tal é o caso de admin.faq.com e tech.faq.com.

Bibliografia:

Fernando Boavista. at al. – Administração de Redes Informáticas. – Lisboa: FCA, 2009. – p.74-75

Facebook
Google+
http://faqinformatica.com/zona-dns-dominio-dns/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Leave a Reply