Comando Netsh, para que serve, como funciona e como utilizá-lo?

Comando Netsh é um utilitário incluído na linha de sistemas operacionais que permite que você, localmente ou remotamente, exiba ou modifique a configuração da rede de um computador que está a ser executado no momento.

O comando Netsh também fornece um recurso de script que permite que você execute um grupo de comandos no modo batch em relação a um computador especificado. Você também pode salvar um script de configuração em um arquivo de texto para fins de arquivamento ou para ajudá-lo a configurar outros servidores.

O Netsh interage com outros componentes do sistema operacional com o uso de arquivos de biblioteca de vínculo dinâmico (DLL). Cada DLL auxiliar do Netsh fornece um conjunto alargado de recursos chamados de contexto, que é um grupo de comandos específicos para um componente de rede.

Esses contextos estendem a funcionalidade do netsh ao fornecer suporte de configuração e monitoramento para um ou mais serviços, utilitários ou protocolos. Como exemplo, Dhcpmon.dll fornece netsh o contexto e conjunto de comandos necessários para configurar e gerir servidores DHCP.

Para executar um comando Netsh, é necessário iniciar netsh do prompt Cmd.exe e alterar para o contexto que possui o comando que você deseja usar. Os contextos disponíveis para você dependem dos componentes de rede que você instalou.

De seguida conheça alguns comandos básicos do comando Netsh:

  • Mostrar Configuração atual de IP – netsh interface ip show config
  • Mostrar estado dos adaptadores de rede – netsh interface show interface
  • Mostrar estado do adaptador sem fio – netsh wlan show interface
  • Mostrar endereço com o protocolo IPv6netsh interface ipv6 show address
  • Atribuir IP, Máscara e Gateway a um adaptador de rede – netsh int ip add address “Adaptador de rede” static “endereço ip” “máscara” “gateway”
    ex: netsh int ip add address “REDE_LOCAL” “192.168.1.10” “255.255.255.0” “192.168.1.254”
  • Atribuir DNS Primário a um adaptador de rede – netsh int ip add dns “Adaptador de rede” static “endereço do servidor de dns” primary
    ex: netsh int ip add dns “REDE_LOCAL” static 192.168.1.1 primary
  • Atribuir DNS Secundário a um adaptador de rede – netsh int ip add dns “Adaptador de rede” addr=”endereço do servidor de dns” index=2
    ex: netsh int ip add dns “REDE_LOCAL” addr=192.168.1.248 index=2
  • Ativar firewall do Windows – netsh advfirewall set currentprofile state on
  • Desativar firewall do Windows – netsh advfirewall set currentprofile state off
Facebook
Google+
https://faqinformatica.com/comando-netsh/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Escreva um Comentário