O que é Gateway e Default Gateway e quais as suas funções?

O que é Gateway? Gateway, ou porta de ligação, é uma máquina intermediária, por norma destinada a interligar redes, separar domínios de colisão, ou mesmo traduzir protocolos. Normalmente é um computador ou um router/roteador que fica entre duas redes.

Proxyfirewall também podem ser considerados como Gateway, já que ambos servem de intermediários entre o utilizador e a rede, onde podem ser instalados políticas de segurança para controlar a informação que chega até aos utilizadores através da Internet e os dados que são enviados para a Internet.

o que é gateway

O que é Gateway?

Entende-se assim que o Gateway tenha acesso ao exterior por meio de linhas de transmissão de maior débito, para que não constitua um estrangulamento entre a rede exterior e a rede local. Neste ponto de vista, estará também prendado de medidas de segurança contra invasões externas, como a utilização de protocolos codificados.

O Gateway também tem a função de traduzir e adaptar os pacotes originários da rede local para que estes possam atingir o destinatário, e também de traduzir as respostas e devolvê-las ao par local da comunicação. Sendo assim, é frequente a utilização de protocolos de tradução de endereços, como o NAT — que é uma das implementações de Gateway mais simples.

O que é Gateway Padrão (Default Gateway) e como configurá-lo?

Os administradores de rede necessitam de definir um Default Gateway. Todos os pacotes de destinos desconhecidos são enviados para o endereço de Default Gateway.

O Default Gateway serve como o anfitrião de encaminhamento para outras redes, quando os pacotes de destino de endereço IP não são conhecidos. Se nenhuma das regras de encaminhamento é adequado para um determinado endereço de destino, o Default Gateway é escolhido como o roteador de último recurso.

Sempre que, ao configurar o IP, servidor DNS, etc., for solicitado o Default Gateway, saiba que está a ser pedido o IP do dispositivo usado para obter acesso à Internet.

Por exemplo, se possui um roteador/router para aceder à Internet e compartilhá-la na rede sem fio, no campo Default Gateway (Gateway Padrão) devemos informar o IP desse roteador/router.

O roteador/router, possui um endereço IP, que também é usado para aceder ao seu Web-Setup.

One Response

  1. Walter do R. A. Dias dos Santos

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.