O que é Access Point e que questões podem suscitar dúvidas?

O que é Access Point? Access Point ou AP ou ainda em Português ponto de acesso, é um dispositivo em uma rede sem fio, que realiza a interconexão entre todos os dispositivos móveis. Normalmente o Access Point conecta-se a uma rede ligada por fios e fornece acesso sem fio a essa rede para os dispositivos móveis.

o que é access point

O que é Access Point?

Pontos de acesso Wi-Fi são cada vez mais populares. Muitos espaços comerciais disponibilizam o acesso à Internet através de um Access Point (ponto de acesso) como serviço ou cortesia aos clientes. A implementação de uma rede sem fio interligada por um ponto de acesso economiza o trabalho de instalar a infra-estrutura de uma rede ligada por fios.

Você já sabe o que é Access Point mas qual a diferença para um Router?

Um Access Point é um aparelho que distribui o sinal de rádio frequência para o ambiente. Ele apenas capta o tráfego que chega até ele e espalha-o via sinal de rádio.

Um Router além do sinal de rádio frequência, tem a função de roteamento, e outras funções, como DHCP, Firewall, etc, tem como principal função compartilhar a conexão da Internet.

Exemplos:
Se já tem uma conexão com modem router, precisa apenas do Access Point  para distribuir o sinal sem fio, pois o modem router já faz o compartilhamento de rede.

Se tem uma conexão via cabo, que permite apenas um computador ligado a ela, use o Router, para além de distribuir sinal de rádio, permite que mais computadores entrem em rede na mesma conexão.

Como configurar o Endereço IP no Access Point ou no Router?

Através do IP Address podemos configurar o IP do Access Point (AP) ou Router. Todo o AP ou Router possui um IP que vem configurado de fábrica e é este IP que usamos para acessar o seu Web-Setup.

Acontece que para podermos mudar esse IP, é necessário que seja usado um IP na mesma gama de IPs usada em DHCP Cliente Range, porém o IP do AP ou Router é reservado somente para ele. Desse modo, reserve para o AP ou router um IP que esteja antes ou depois da gama de IPs seleccionada para o DHCP Cliente Range.

Podemos, por exemplo, reservar alguns endereços de IP no DHCP Cliente Range:
192.168.2.2 – 192.168.2.253

Deste modo, o IP do AP ou Router pode ser: 192.168.2.1 ou 192.168.2.254

É preciso ter muita atenção no local onde se configura o IP do AP ou Router. Fazemos isso, em geral, na secção TCP/IP, na página LAN Interface, em Configurações de LAN, ou algo parecido.

Existem vários outros campos IP Address para serem configurados e pode haver conflito se os endereços não forem distribuídos com lógica e atenção. Por exemplo, há diversos campos para endereços na página WAN Interface, onde o IP Address se refere ao IP fornecido pelo provedor de acesso à Internet, que geralmente é o IP de algum outro AP ou router, e não o endereço IP do seu próprio Access Point ou Router.

Que configuração deve escolher para o Modo de redes Wireless?

Neste menu pode configurar o modo que o Access Point irá operar. Independente de configurar o mesmo como router, bridge, ou outro modo, essa configuração, no geral deve ser feita. As opções de configurações, normalmente, são:

AP: configura-o como um ponto de acesso. Ele irá interligar todos os nós da rede e intermediar às suas comunicações.

Client: aqui, como o nome sugere, ele será cliente de algum AP principal. Essa opção é usada, por exemplo, no modo de operação Wireless ISP, ou seja, quando estiver a usar o AP para acessar à Internet via rádio de algum provedor.

WDS: é a sigla para a expressão Wireless Distribution System em inglês. Deve ser seleccionada quando se for interligar APs para se ampliar a área de cobertura de uma rede, ou seja, quando um AP for configurado como repetidor. O AP repetidor deve estar a clonar o endereço MAC do principal e ambos devem ser configurados para utilizar o mesmo canal (Número do Canal). Por exemplo dois APs na mesma rede não podem utilizar o mesmo canal, a não ser que um determinado AP esteja configurado para ser repetidor de outro. Nesse caso, ambos devem usar o mesmo canal.

WDS + AP: este é o modo WDS combinado com o modo AP. Basicamente é o mesmo modo anterior (WDS) com a diferença de que os clientes podem comunicar entre si.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.