O que é CDN ou Content Delivery Network e quais as suas vantagens?

O que é CDN ou Content Delivery Network? Uma CDN é um conjunto de servidores espalhados em vários pontos estratégicos da Internet. O objectivo de uma CDN é de distribuir conteúdos através desses servidores que estão em vários pontos do globo. A vantagem para os utilizadores finais é que esses conteúdos estarão mais próximos e portanto serão acedidos com mais rapidez e fiabilidade.

A CDN permite retirar carga do servidor principal, pois replica o conteúdo do mesmo em vários servidores diferentes. Além de se ganhar em termos de desempenho, os utilizadores finais deixam apenas de depender de um servidor para obter conteúdos.

o que é cdn

O que é CDN?

Se um site não usa uma CDN, significa apenas o servidor principal contém o conteúdo, tais como imagens, ficheiros e vídeos. Se o site tiver picos de tráfego ou problemas no servidor, os utilizadores do site não conseguirão aceder ao mesmo, ou o acesso será lento.

Por outro lado um site com CDN, todo o conteúdo é copiado para os servidores da rede de distribuição global. Quando um utilizador aceder ao site com CDN é direcionado para o servidor mais próximo, tornando mais rápido o acesso, além de permitir que o servidor web consiga lidar com muito mais tráfego. Não está tudo dependente de um único ponto central.

As CDN podem fornecer um serviço muito útil, quer no ponto de vista da melhoria do desempenho, de redução de custos com largura de banda e infraestrutura, assim como na melhoria da segurança e fiabilidade do serviço.

As CDN são também um meio eficaz para combater ataques de segurança do tipo Distributed Denial of Service (DDoS), pois libertam o servidor central dos ataques, sendo assim muito mais difícil entupir um único canal de comunicação ou sobrecarregar um único servidor.

Existem várias CDN em todo o mundo, sendo que as mais conhecidas são: Akamai, Amazon CloudFront, CloudFlare e MaxCDN.

Facebook
Google+
https://faqinformatica.com/o-que-e-cdn/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

One Response

  1. José Luis

Escreva um Comentário