O que é CMOS e como zerar o mesmo?

O que é CMOS? O CMOS (complementary metal-oxide-semiconductor) tem a função de armazenar as configurações do setup. Como estas contêm um pequeno volume de informações, ele tem uma capacidade bastante reduzida. Tal como a memória RAM principal, também é volátil, de tal forma que as configurações são perdidas quando a alimentação eléctrica é cortada. É por isso que todas as placas-mães contêm uma bateria, mantendo assim as configurações quando o computador é desligado.

o que é cmos

O que é CMOS?

A bateria também alimenta o relógio de tempo real (real time clock), este é o responsável por manter actualizada a hora do sistema, mesmo que o computador seja desligado.

A memória volátil é usada para guardar as configurações para autorizar que possa pôr a zeros as configurações do Setup (quando se remove a bateria, ou se altera a posição do jumper) em casos onde o computador deixar de inicializar devido a alguma configuração incorreta. O CMOS é constituído com 128 a 256 bytes de memória volátil e o relógio de tempo real. Nas placas antigas era usado um chip DIP, enquanto que nas atuais é usado um chip PLCC (plastic leader chip carrier), que é bem mais compacto.

Agora que já sabe o que é CMOS, veja como zerar:

Para pôr a zeros o CMOS, apenas é necessário acabar com o fornecimento de energia para ele. É possível fazê-lo de duas formas. A primeira é retirar a bateria da placa-mãe (com o computador desligado) e com uma moeda fechar a ligação entre os dois contactos da bateria durante 15 segundos. Isto garante que qualquer carga restante seja eliminada e o CMOS seja realmente removido. A segunda é usar o jumper “Clear CMOS”, que fica sempre posicionado próximo à bateria. Este possui duas posições possíveis, uma para uso normal e outra para remover o CMOS (“discharge”, ou “clear CMOS”). Basta alterá-lo de posição durante 15 segundos e depois inseri-la de novo na posição original.

 

Facebook
Google+
https://faqinformatica.com/o-que-e-cmos/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Escreva um Comentário