O que é Dual Core e qual a sua principal vantagem?

O que é Dual Core? Em forma de resposta rápida. Um processador Dual Core equivale a dois processadores a processar, mas vamos perceber melhor este conceito:

o que é dual core

O que é Dual Core?

Um Processador Dual Core é um processador que contem dois núcleos dentro do mesmo CPU, esta divisão contribui com uma distribuição de tarefas, onde cada qual fica responsável por determinados procedimentos. Esta segmentação é como se fosse a presença de dois cérebros a trabalhar em conjunto, disponibilizando assim o dobro de desempenho.

O Dual Core apesar de ter dois núcleos não consome o dobro de energia como se fossem duas versões Single Core. Por exemplo, um processador Dual Core de 3,2 GHz não é o mesmo que um Single Core de 6,4 GHz, assim como um Quad Core de 2,0 GHz não é o mesmo que um Single Core de 8 GHz. Isto é possível graças a sistemas de gestão de energia incluídos no processador, que reduzem a frequência ou até mesmo desactivar completamente o segundo núcleo quando o processador está desocupado. Estes processadores possuem também dupla quantia de memória interna (em alguns casos eles utilizam a mesma memória).

Para ter uma ideia, independentemente de quantos núcleos o processador tenha, ele continua sendo apenas um componente: ou seja os 2 núcleos estão dentro de uma mesma cápsula, não há 2 “pedaços” de processador acoplados à sua placa-mãe.

Agora que já sabe o que é Dual Core, conheça a sua principal vantagem:

A principal vantagem de usar esse processador é o seu grande desempenho em executar muitos aplicativos pesados ao mesmo tempo. Deste modo, é recomendado para pessoas que possuem o hábito de abrir várias páginas de internet, ouvir música e ainda realizar outras atividades simultaneamente.

Facebook
Google+
https://faqinformatica.com/o-que-e-dual-core/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Escreva um Comentário