O que é Hypervisor e quais são os tipos de Hypervisor que existem?

O que é Hypervisor e quais os tipos de Hypervisor que existem? O Hypervisor, ou Monitor de Máquina Virtual (VMM), é uma camada de software entre o hardware e o sistema operacional. O Hypervisor pode ser definido como um componente de software que pode criar hardware emulado (incluindo CPU, memória, armazenamento, rede e periféricos, entre outros componentes) para a instalação de um sistema operacional convidado.

É o Hypervisor que controla o acesso dos sistemas operacionais visitantes aos dispositivos de hardware. Ele permite que vários sistemas operacionais possam ser executados em um mesmo host.

O que é Hypervisor e quais os tipos de Hypervisor?

Existem dois tipos de Hypervisor:

o que é hypervisor e tipos de hypervisor

O que é Hypervisor e quais os tipos de Hypervisor?

Tipo 1 – Também chamado bare metal, é o software que se executa diretamente sobre o hardware, para oferecer a funcionalidade descrita.
Alguns dos hipervisores tipo 1 mais conhecidos são as seguintes: VMware ESXi (grátis), VMware ESX (software comercial), Xen (livre), Citrix XenServer (grátis), Microsoft Hyper-V Server (grátis).

Tipo 2 – Também chamado de hosted, é o software que se executa sobre um sistema operativo para oferecer a funcionalidade descrita.
Alguns dos hipervisores tipo 2 mais utilizados são os seguintes: Oracle: VirtualBox (grátis), VirtualBox OSE (livre), VMware: Workstation (comercial), Server (grátis), Player (grátis), QEMU (livre), oVirt (livre), Microsoft: Virtual PC, Virtual Server.

O Hypervisor do tipo bare-metal interage diretamente com o hardware da máquina física. Ele é completamente independente do sistema operacional do host. Já no tipo hosted, o Hypervisor corre por cima do sistema operacional do host, sendo isto possível em qualquer tipo de Sistema Operativo.

Os servidores são frequentemente virtualizados no modo bare-metal. Já o hosted é normalmente utilizado em soluções voltadas para uso em desktops. A maioria dos hypervisors oferecem recursos adicionais de hardware, que vão desde controladores USB até direct memory access (DMA).

A opção de usar hypervisor bare-metal ou hosted vai além de “ter ou não ter sistema operacional no host”. A primeira opção, por exemplo, por estar situada diretamente sobre o hardware, consegue prover um número maior de opções de acesso de entrada e saída (I/O access), disponibilizando mais desempenho para aqueles que optam por essa arquitetura.

Já a segunda opção proporciona maior compatibilidade de hardware, o que permite executar o software de virtualização em uma gama mais ampla de configurações de hardware, diferentemente do modo bare-metal.

Facebook
Google+
https://faqinformatica.com/o-que-e-hypervisor-tipos-de-hypervisor/
LinkedIn
Follow by Email
RSS

Escreva um Comentário